Filme “A Sibila” com estreia nacional no dia 12 de outubro

No Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
0
554

Entrada é gratuita, nesta sessão que integra as comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís

“A Sibila”, a longa metragem baseada no romance homónimo de Agustina Bessa-Luís tem estreia nacional marcada para o próximo dia 12 deste mês e o concelho de Caminha é um dos locais onde isso vai acontecer, Será no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, pelas 21h30. “A Sibila” terá entrada é gratuita, podendo ser efetuada a reserva de bilhetes através do telefone 913928313. No dia deverá ser feito ao levantamento do ingresso no próprio Cineteatro. Esta é uma forma de comemorar o encerramento das comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (1922-2019). O filme conta com o apoio do Município de Caminha.

Com produção de Paulo Branco e realização de Eduardo Brito, “A Sibila” retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX. Sentimentos de ciúme, admiração e o complexo magnetismo entre duas mulheres fortes são retratados magnificamente pela grande escritora portuguesa no seu livro mais icónico, adaptado ao cinema com grande precisão.

Do elenco fazem parte Maria João Pinho, Joana Ribeiro, Raimundo Cosme, Simão Cayatte, Sandra Faleiro, João Pedro Vaz, Diana Sá, Emília Silvestre, Ricardo Vaz Trindade, Marcello Urgeghe, Madalena Aragão, Rui Neto, Dinis Gomes, Rita Martins, Gustavo Sumpta, Valdemar Santos, Mariana Costa e Ricardo Lagartinho Lopes. O filme conta com a participação especial de Ana Padrão.

O filme integra alguns cenários do concelho de Caminha, com cenas gravadas em março de 2022. Nesta história, que tem por base uma obra fundamental da literatura portuguesa, a Câmara Municipal de Caminha associou-se a um grande projeto, de prestígio, que integra as comemorações dos cem anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís. O concelho de Caminha e alguns dos seus espaços ficarão imortalizados nesta obra cinematográfica, sem dúvida com grande visibilidade.

O filme conta com a participação financeira da RTP – Rádio e Televisão de Portugal e Fundo do Apoio ao Turismo e ao Cinema, e apoios de diversas entidades, como é o caso da Câmara Municipal de Caminha.