Freguesia de Dem receberá sede da Associação de Municípios da Serra d’Arga

0
522

A nova Associação de Municípios da Serra d”Arga (AMSA), hoje criada, vai ter sede em Caminha, no Centro Cultural de Dem, e tem como objetivo principal “a criação e gestão da área protegida” do território da Serra d’Arga.

A formalização do novo organismo aconteceu a 28 de janeiro, juntando os municípios de Caminha, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima.
Trata-se de “uma Pessoa Coletiva de Direito Público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos municípios que a integram, tendo como fim principal a criação e gestão da área protegida da Serra d”Arga, bem como a promoção ambiental, a valorização da natureza e da vida ao ar livre”, mas poderá ainda visar fins complementares, designadamente a “promoção de políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, emprego, inclusão, sustentabilidade, inovação, competitividade e internacionalização da economia (…) valorização das atividades agroflorestais, do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios abrangidos, a articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal e o planeamento das atuações de entidades públicas de caráter supramunicipal”.

Para o Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, “este é mais um passo determinante para a defesa da nossa Serra d’Arga, que surge na sequência de todo um trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos de defesa e investimento neste território precioso do nosso concelho”.

“Este é um território que partilhamos com os municípios vizinhos, que agora se juntam formalmente para ir mais longe. Estamos seguros de que é o caminho certo, de que juntos poderemos lançar novos projetos e conseguir financiamentos no âmbito de fundos da União Europeia ou até nacionais, que nos ajudarão a preservar e a defender a nossa joia comum”.