“Futebol dentro e fora das 4 linhas” – Ciclo de Formação

0
1082

Na passada segunda-feira, dia 19 de abril de 2021 realizou-se via online e também presencialmente para os alunos da ETAP de Valença, a segunda fase do evento “Futebol dentro e fora das 4 linhas”.

No âmbito do projeto de final do curso Técnico de Desporto o aluno Nuno Valentim, da ETAP – Escola Profissional, realizou ao longo da tarde duas palestras com profissionais do mundo do futebol, tentando abordar vários tópicos importantes para um bom rendimento a nível futebolístico.

A primeira palestra foi sobre “Modelo de Jogo”, tendo sido ela lecionada pelo treinador Rui Quinta, que atualmente é treinador do SC Salgueiros, clube que atualmente disputa o Campeonato de Portugal.

Na palestra foram abordados vários temas importantes, tais como: ideia de jogo, metodologia de treino e como trabalhar os aspetos anímicos dos jogadores.

A segunda e última palestra do dia foi sobre “Preparação Física”, tendo o preparador físico Ricardo Silva transmitido todo o seu conhecimento sobre o tema.

O preparador físico Ricardo Silva trabalha atualmente no Al-Hilal Omdurman do Sudão, clube que disputa a Primeira Liga do Sudão e a Liga dos Campeões da CAF.

Nesta palestra o preparador físico Ricardo Silva abordou temas, tais como: a preparação física dos jogadores, planos de treino e de formas de planear a alimentação tendo em conta os costumes religiosos e culturais de cada país.

A organização do evento, dirigida pelo jovem Nuno Valentim, agradece, desde já, à participação dos alunos da ETAP-Unidade Formação de Valença, e ainda a todas as pessoas externas que se inscreveram e participaram na segunda fase do “Ciclo de formação – “Futebol dentro e fora das 4 linhas”.

Este evento é mais uma tentativa da melhoria do rendimento desportivo, valorizando ainda os aspetos positivos do futebol.

Dada a forte adesão de todos os intervenientes pode considerar-se este evento um sucesso, sendo que a realização deste projeto demonstra ser bastante útil para o prosseguimento de estudos.

Nuno Valentim
Aluno do curso Técnico de Desporto, ETAP de Valença