Gen Z – A nova geração no Mercado de Trabalho

0
1055

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Inês Castro, do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º ano, os alunos da ETAP – Escola Profissional de Viana do Castelo, assistiram a uma Webinar que contou com a presença de duas oradoras, a Drª Maria Garcez na qualidade de psicóloga e Maria João Silva da área dos Recursos Humanos da Agros.

No dia 22 de fevereiro os alunos do 12ºano dos cursos Técnico de Comunicação e Serviço Digital; Técnico Informática e Gestão de Redes e Técnico de Eletrónica Automação e Computadores da unidade de formação de Viana do Castelo, tiveram a oportunidade de assistir a uma Webinar através da plataforma Microsoft Teams.

Numa primeira intervenção sobre a “IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL” contamos a presença da Drª Maria Garcez, na qualidade de psicóloga, centrando-se na importância de temas como a ansiedade, depressão, stress, saúde mental no local de trabalho e burnout. Salientou-se os cuidados a ter para evitar e combater estes sintomas e patologias, alertando para a importância da saúde mental e o sentimento de bem-estar como algo fundamental para a saúde. Reforçou ainda a importância do recurso a ajuda de profissionais especializados. Sobre a “ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO” a oradora Maria João Silva, da área dos Recursos Humanos da AGROS, elucidou-nos sobre como nos devemos preparar e agir para entrar no mercado de trabalho, perceber as exigências do mercado e as dinâmicas de recrutamento. Transmitiu-nos ainda conselhos muito úteis e algumas dicas sobre o que as empresas procuram num candidato.

 Todos os participantes estiveram muito atentos manifestando interesse pelas temáticas abordadas, colocando questões, tendo-se proporcionado um momento de partilha com conselhos muito úteis para uma plateia de jovens que a curto prazo estarão a enfrentar o desafio do mundo do trabalho.