Grupo de Folclore Casa de Portugal aplaude visita do PR a Andorra

0
80

A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Principado de Andorra foram comemoradas este ano de uma maneira muito especial. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumpriu a promessa de voltar a Andorra para celebrar a festa portuguesa e esta tarde o Centro de Congressos da capital andorrana foi o ponto de encontro de autoridades andorranas e portuguesas assim como um grande número de portugueses residentes no Principado para receber pela terceira vez o máximo mandatário lusitano.

Além do protocolar encontro com as autoridades portuguesas e andorranas o evento contou com a presença dos alunos de português que entoaram os hinos português e andorrano.
Seguiu uma breve atuação dos grupos de folclore, Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e o Grupo de Folclore Casa de Portugal que apresentou os trajes e danças da Ribeira Lima na presença de Marcelo Rebelo de Sousa que se fez acompanhar do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

Para surpresa de todos os assistentes, Paulo Cafôfo aproveitou para anunciar a reabertura do Consulado Geral de Portugal em Andorra. A festa continuou na Praça do Povo com as concertinas dos dois Grupo a tocarem música do cancioneiro popular português.
Pela manhã o Grupo de Folclore assistiu à celebração eucarística oficializada pelo Pe. Humberto que viajou propositadamente desde Trás-os-Montes.