Grupo de Folclore Casa de Portugal vai presidir Dia da Cultura de Andorra

0
94

Esta quarta-feira vai celebrar-se o Dia da Cultura no Principado de Andorra, uma organização de Ágora Cultural, plataforma que agrupa 26 entidades culturais do país.

Às 19H30 o hall do Parlamento andorrano irá acolher o evento que este ano conta com a presidência do Secretariado a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal, coletividade sediada no Principado e que integra a plataforma desde 2014. O convite para a leitura do Manifesto Cultural foi formulado pelas entidades que constituem a plataforma por motivo das celebrações do 25º aniversário do Grupo. O Manifesto Cultural será lido por José Luis Carvalho, Diretor Artístico do Grupo e a continuação os elementos do Grupo, trajados “à moda” do Alto Minho, vão apresentar um dos momentos musicais com uma dança do seu repertório.

Na mesma cerimónia vão ser entregues os prémios Ágora Cultural 2020 que reconhecem a trajetória de pessoas que, durante anos, contribuíram para enriquecer a cultura andorrana. O troféu é uma obra do escultor catalão Philippe Lavaill.

O evento vai contar ainda com um breve concerto pelo Instituto de Música do Comú de Andorra la Vella e os discursos de Rosa Suñe i Pascuet, Presidente do Parlamento de Andorra e de Silvia Riva i Gonzalez, Ministra de Cultura e Desporto, na presença de diversas personalidades da área da política, cultura e sociedade civil.