GUIAS DE VIANA DO CASTELO DEIXAM A SUA IMPRESSÃO DIGITAL!

29 JULHO ÀS 15H EM PONTE DE LIMA
0
2569

29 de Julho, 15h00 – Cerimónia de Abertura Oficial do Acampamento, seguida de visita ao campo Parque Timeout Aventura – Quinta do Casal do Condado, Facha (Ponte de Lima) 

Realiza-se no próximo dia 29 de julho, às 15h00, a Cerimónia de Abertura Oficial do V Acampamento Regional da Associação Guias de Portugal (AGP) de Viana do Castelo, a decorrer na Facha (Ponte de Lima). 

“Em 2019, comemora-se 130 anos do nascimento de Olave St. Clair Soames (Lady Olave), a Chefe Mundial das Guias, motivo pelo qual procuramos (…) conhecer (…) [o] seu percurso inspirador de vida. É certo que não se lhe pode ser atribuída a fundação do Movimento Guidista, mas é a Olave que muito se deve a sua forte expansão, que hoje se estende por 150 países.” [O Trevo, 2019, 25a Ed.] 

Este acampamento assume especial significado para deixarmos a impressão digital enquanto movimento, reunindo durante oito dias quase duas centenas de Avezinhas, Guias e Antigas Guias das várias localidades onde a Associação está presente no distrito. 

Na cerimónia de abertura, contamos com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Enga. Mécía Martins, a Vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dra Carlota Borges, o Presidente da Junta da Freguesia da Facha, Manuel Laranjo, a Comissária Nacional da Associação Guias de Portugal, Inês Morujo, a Comissária Nacional Adjunta do Ramo Aventura, Elsa Mimoso, a Comissária Regional das Guias da Região de Braga, Daniela Queiroga, o Chefe Nacional Adjunto do CNE, Joaquim Castro de Freitas, o Chefe Regional do CNE de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, o responsável pelo Parque Timeout Aventura, Vitor Melo e o Assistente Espiritual Regional, Pe. Paulo Gomes. 

Findada a cerimónia, será feita uma breve visita ao acampamento, que permitirá ver no terreno a forma como as Avezinhas e Guias organizam o seu próprio espaço em ninho e patrulha, pondo em prática muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano, servindo-se apenas daquilo que a natureza disponibiliza. 

Com o tema “Impressão Digital”, o acampamento será um espaço privilegiado para aprenderem a viver em harmonia com a natureza e a respeitá-la, assim como para promover o autoconhecimento e autodesenvolvimento nas jovens Guias, enquadrado na vida em grupo não só com a sua patrulha, como também com o campo onde estão inseridas, com todo o acampamento e com a comunidade. 

Assente no método Guidista, desde setembro de 2018 as Guias estão envolvidas na preparação do acampamento, tendo preparado diferentes tarefas e atividades adaptadas ao seu nível de progressão. A vida em grupo, a vida ao ar livre, o compromisso e a progressão são as quatro constantes do Guidismo que serão vividas em pleno durante o acampamento. 

Vimos por este meio convidar V. Exa a participar na Abertura Oficial, no dia 29 de julho, às 15h, bem como pedir a vossa colaboração na cobertura e divulgação deste momento importante para a nossa Região, apenas a partir de dia 5 de agosto, de modo a salvaguardar a segurança das menores presentes em campo. 

No caso de captação fotográfica do evento, e de forma a agirmos em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados 2016/679, apelamos a V. Exa que nos notifique previamente enviando as fotografias que são de Vosso interesse publicar, de forma a apurarmos a existência de captação de alguma participante cuja divulgação da sua imagem não foi permitida pelo seu encarregado de educação. Para este assunto apelamos à vossa maior compreensão e atenção. 

SOBRE A ASSOCIAÇÃO GUIAS DE PORTUGAL 

A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de utilidade pública, assente no voluntariado e que promove o Guidismo – movimento de educação não formal, baseado no método de Robert Baden-Powell. 

Tem como missão proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis, através de um método próprio: atribuição gradual de responsabilidade, fomentando o trabalho de grupo e a sua autonomia, comprometendo-se com a comunidade onde estão inseridas, tendo como espaço privilegiado de formação o ar livre. 

A AGP é membro efetivo da Associação Mundial das Guias – WAGGGS – World Association of Girl Guides and Girl Scouts, que integra jovens voluntárias espalhadas por 150 países e que conta com 10 milhões de associadas. 

Para saber mais sobre a AGP http://www.guiasdeportugal.org/index.php