“Homem que respeita é Homem de Verdade”, tertúlia sobre violência doméstica

Dia 25 de Novembro, 10h, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora
0
82

O Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, no âmbito das respostas sociais Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Projeto Recomeçar + Perto irá assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, no próximo 25 de novembro.

Este ano, desafiamos a participarem numa tertúlia intitulada “Homem que respeita é Homem de Verdade” e contaremos com a participação de homens, com profissões e vidas diferentes que trazem uma reflexão sobre o flagelo da violência doméstica e a sua percepção sobre a temática .

A violência doméstica constitui o segundo crime com maior taxa de reincidência no país. É urgente uma reflexão sobre os valores ou ausência dos mesmos numa relação de intimidade violenta.

Um homem de verdade é aquele que respeita. Respeita as mulheres, reconhecendo nelas força, valor e dignidade. É aquele que não vê o respeito como uma escolha, mas como um princípio inegociável. Um homem de verdade não mede a sua força pela imposição, mas pela capacidade de proteger, cuidar e ouvir. Ele sabe que o respeito começa nas palavras, transborda nas atitudes e concretiza-se em gestos diários de amor e empatia.

Em Portugal, todos os anos, sucedem-se notícias sobre vítimas de violência doméstica, sobretudo mulheres e crianças, mortas às mãos dos seus agressores. O trágico culminar de situações de violência doméstica, muitas vezes já participadas às autoridades.

Temos de mudar atitudes e inspirarmo-nos em valores que promovem a cultura da não violência.