Igreja Paroquial de Amonde inaugurada depois de investimento de reabilitação

0
293

A reabilitação da igreja paroquial de Amonde foi inaugurada ontem, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador. Através do projeto “Valorizar o Património”, a Câmara Municipal de Viana do Castelo investiu cerca de 150 mil euros em obras de conservação e restauro da infraestrutura, que agora está de novo disponível para o culto.

A igreja de Santa Maria de Amonde foi alvo de uma intervenção profunda graças ao programa “Valorizar o Património”, no qual a autarquia investiu 150 mil euros em obras de conservação e restauro. O apoio enquadra-se num investimento global de mais 1,2 milhões de euros na reabilitação e valorização do património, que está a beneficiar igrejas e capelas do concelho.

De lembrar que o programa Valorizar o Património tem por objetivo qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.

O Património Cultural Religioso e Monástico assume particular relevância no concelho pela antiguidade, pela excecionalidade da arquitetura e da arte integrada, pelo testemunho de outras épocas e de outras mentalidades e porque se configuram como locais de enorme potencial para o conhecimento da ciência e da cultura, razão pela qual tem sido feito um vasto investimento nesta área.