Inclusão digital – ETAP Escola Profissional

0
1192

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Luísa Rodrigues, decorreu no dia 05 de março, através da plataforma Microsoft Teams, um webinar com a colaboração da ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, representada pela Dra. Alice Sobreiro e pelo Dr. Eduardo Rito, sobre INCLUSÃO DIGITAL.

Nesta situação de pandemia em que o digital assumiu extrema importância e se tornou cada vez mais fundamental garantir o acesso digital de todos sem exceção, surgiu, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, o projeto Inclusão e Empreendedorismo Digital, dinamizado pela aluna Ana Luísa Rodrigues, aluna do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital, 12º ano.

 A intervenção da Dra. Alice Sobreiro focou-se no papel desempenhado pela ACAPO, questões basilares relacionadas com o atendimento de um individuo portador de deficiência visual, aspetos essenciais como o braille e a importância da acessibilidade.  O Dr. Eduardo Rito expôs ferramentas digitais para pessoas cegas e ainda apresentou um site inclusivo disponível em aplicações móveis.

Após algumas questões colocadas por alunos e professores, ficou a mensagem de que a ACAPO está disponível para auxiliar sempre que haja alguma solicitação e desde que a pessoa em questão manifeste essa vontade.

Neste webinar, participaram as turmas de Técnico de Comunicação Serviço Digital 12º ano, Técnico de Artes Gráficas 10º ano, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 10º ano da Unidade de Formação de Viana do Castelo.