Internet Segura – ETAP Escola Profissional

0
51

No âmbito da semana da Internet Segura, os alunos da ETAP – Escola Profissional de Viana do Castelo, assistiram a um Webinar com a colaboração da DECO, representada pela Dra. Sara Pinheiro com destaque para Cyberbullying e medidas de segurança a ter na Internet.

Nesta situação de pandemia em que o digital assumiu extrema importância e se tornou fundamental garantir o acesso digital de todos sem exceção, surgiu, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional das alunas Carla Teixeira e Érica Chedas, do curso de Técnico de Comunicação e Serviço Digital, de 12º ano, com os temas “EtapTech” e “Cyberbullying – Do mundo real para o virtual” este Webinar.

Esta atividade decorreu no dia 11 de fevereiro, através da plataforma Microsoft Teams com o intuito de celebrar a semana da Internet Segura. A Drª. Sara Pinheiro, em representação da DECO, destacou a importância da Internet Segura, referindo o papel desempenhado pela DECO no âmbito da sua missão. Elucidou-nos também sobre alguns aspetos importantes para navegar na Internet com segurança.

Tivemos oportunidade de assistir a curtos vídeos com os Youtubers, Ric Fazeres, Joana Gama e Rita Camarneiro que através de uma conversa leve e divertida alertaram para os cuidados a ter na internet, cuidados com o que se partilha, o porquê da importância da cortesia online, como transformar os comentários negativos em positivos e elucidar como proceder para pedir ajuda ou denunciar.

Foi um momento de partilha e de aprendizagem de um tema que tanto ouvimos falar e por vezes banalizamos. Ficamos ainda a saber que em tempos de Pandemia as queixas por fraude na internet, apresentadas na DECO aumentaram significativamente.

Neste Webinar participaram as turmas de Técnico Serviços Jurídicos 10º ano, Técnico de Comunicação Serviço Digital e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores do 12º ano – Unidade de Formação de Viana do Castelo.