Investimento na Educação vai ultrapassar os 800 mil euros

O Município ainda vai oferecer os livros de fichas para todos os alunos do 1º ciclo, beneficiários de Ação Social Escolar
0
1097

Garantir uma educação de qualidade às crianças e jovens do concelho continua a ser uma prioridade para o executivo caminhense. Para o ano letivo que está prestes a iniciar, com preocupações e medidas acrescidas devido à pandemia COVID 19, o investimento do Município vai ultrapassar os 800 mil euros em transportes e refeições escolares, atividades de animação e apoio à família, aquisição de livros de fichas para os alunos do 1º ciclo, beneficiários de ação escolar, higienização e limpeza dos estabelecimentos de ensino e aquisição de máscaras para o pessoal não docente.

Foram aprovados em reunião de câmara vários contratos interadministrativos, protocolos e um subsídio para transportes escolares, fornecimento de refeições escolares e desenvolvimento de atividades de animação e apoio à família.

Os transportes escolares são uma das grandes preocupações do executivo. De acordo com as recomendações da DGS, o transporte de cada criança deverá ser feito preferencialmente pelo encarregado de educação. Contudo, o executivo sabe que, em muitos casos, essa é uma tarefa impossível. O investimento previsto ronda os 450 mil euros. No entanto, e tendo em atenção que cada viatura só pode transportar 2/3 da sua capacidade máxima, o que implicará um acréscimo do número de viagens diárias, estima-se que a despesa nesta área possa vir a duplicar.
Assim, os transportes escolares serão realizados através de transporte públicos, contratos interadministrativos entre Câmara Municipal de Caminha e a Juntas e Uniões de Freguesias de Âncora, Dem, Riba de Âncora, Gondar e Orbacém, Moledo e Cristelo, Venade e Azevedo, e através de um subsídio à Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra d´Arga.

Assegurar uma refeição de qualidade e em segurança para todos os alunos é também um dos objetivos do executivo camarário. Aqui, o investimento ronda os 300 mil euros, que se distribuem na aquisição de bens alimentares, no protocolo ontem aprovado com o Centro Social e Paroquial de Moledo no âmbito da educação e para fornecimento de refeições escolares aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico e na distribuição das refeições pelos vários estabelecimentos de ensino. No âmbito da alimentação, e devido à pandemia COVID 19, houve um investimento acrescido na aquisição de “cuvetes” para take away, já que está previsto os alunos que não tiverem aulas no período da tarde poderem requerer a refeição em regime take away.

No que respeita às atividades de animação e apoio à família nos jardins de infância e componente de apoio à família no 1º ciclo, o investimento previsto é de 46 mil euros. Recorda-se que os horários nos jardins de infância e nas escolas do 1ºciclo são definidos em função das necessidades comprovadas pelos pais. Foram igualmente aprovados ontem um contrato interadministrativo entre Câmara Municipal de Caminha e a União de Freguesias de Moledo e Cristelo no âmbito educação e para atividades de animação e apoio à família, assim como um protocolo entre a Câmara Municipal de Caminha e o Centro Social e Paroquial de Âncora, ainda no âmbito da educação e do desenvolvimento das atividades de animação e apoio à família.

O Município ainda vai oferecer os livros de fichas para todos os alunos do 1º ciclo, beneficiários de Ação Social Escolar.

Em tempos de pandemia, como já referimos, as preocupações e investimentos são acrescidos no que respeita à higienização e limpeza dos estabelecimentos de ensino do agrupamento e aquisição de máscaras para o pessoal não docente. É de referir que as máscaras para os alunos a partir do 5º ano e para o pessoal docente são da responsabilidade do Ministério de Educação.

No entanto, o investimento no setor Educação vai muito mais além. O concelho vai contar com novos equipamentos escolares, capazes de corresponder aos novos tempos. Estamos a falar de um investimento que ronda os 5,5 milhões de euros e que diz respeito à requalificação e ampliação da Escola Secundária Sidónio Pais e da ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado.

A Câmara Municipal de Caminha aprovou ontem, por unanimidade, em reunião camarária, um voto público de louvor ao Capitão-de-Fragata Pedro Miguel Cervaens Costa, pelo competente e exemplar exercício de funções de Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Caminha.

Aprovou ainda, por unanimidade, um voto público de pesar e um minuto de silêncio pelo falecimento de José Henrique Leal Costa, pela forma como se distinguiu na comunidade caminhense.