IV FEIRA DO LIVRO LUSO GALAICO DA RIBEIRA MINHO É UM ESPAÇO DE UNIÃO DE POVOS E CULTURAS
A IV Feira do Livro Luso Galaico da Ribeira Minho abriu ontem à tarde, em Caminha, junto à Torre do Relógio. Este é um certame que junta os três municípios que constituem a “Eurocidade da Foz do Minho”. Além do Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, participaram na abertura a Presidente do Rosal, Ánxela Fernández Callís, e o Vereador da Cultura de A Guarda, Celso Farinas. Esta Feira do Livro é uma organização conjunta com o Jornal Caminha 2000 e as freguesias de Caminha Matriz e Vilarelho.
Até domingo, no certame de Caminha, mas também no Rosal e A Guarda (com eventos a decorrer em paralelo, podem ser conhecidos livros e autores da região, a par de um programa que inclui várias iniciativas ligadas ao livro e à literatura.
O certame, em Caminha, abriu ao som das gaitas galegas e das concertinas minhotas, em clima de festa e de união de culturas e costumes. Os três autarcas, em intervenções informais, realçaram a importância dos laços entre autarquias e povos da Eurocidade, designadamente no âmbito cultural. Rui Lages frisou que o rio tem de continuar a ser um fator de união e manifestou-se otimista nos projetos futuros.
Recordaram-se histórias antigas, inclusive do tempo em que o contrabando juntava as populações, que sempre mantiveram relações ao nível económico, procurando numa ou noutra localidade produtos dessa região, apesar dos constrangimentos oficiais.
São laços que somam séculos e que agora terão continuidade de uma forma oficial e mais coesa e fortalecida, sob a forma de Eurocidade, tendo ficado claro que estão em preparação projetos conjuntos de envergadura, que farão a diferença, pela positiva, para os três municípios e para as suas populações.
Além da visita à Feira, o primeiro dia ficou ainda marcado por “Poemas cantados de Isabel Marouço” – a Pastora-Poetisa da Serra d’Arga. Foi uma ocasião para falar de percursos, vidas e de poesia, numa espécie de tertúlia, com apresentação de Inês Silva Araújo.
Como já referimos, a par da divulgação e da venda de obras, o programa da IV Feira do Livro Luso Galaico da Ribeira Minho inclui diversos momentos culturais, como tertúlias, exposições, espaços de poesia e lançamento de novas obras. É o caso do lançamento do livro “O Barco de Vilar de Mouros e Outras Embarcações do Rio Coura”, uma obra que tem como autores Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Basílio Barrocas e Plácido Ranha Silva Souto. Trata-se de uma edição do GEPPAV – Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, entidade que se dedica essencialmente à pesquisa, preservação, inventariação e produção de conhecimento sobre o património vilarmourense.
O novo livro será apresentado por Carlos Antunes.
PROGRAMA
Feira do Livro Luso Galaico da Ribeira Minho
CAMINHA
Praça Conselheiro Silva Torres
30, 31 de agosto e 01 de setembro
15H00 – 23H00
SÁBADO, 31 DE AGOSTO
16H00
HORA DO CONTO
O Nabo Gigante, de Alexis Tolstoi
ATELIÊ
Construção das personagens da história para reconto da mesma
Por: Rita Pereira, Biblioteca/Ludoteca Municipal
18H00
LANÇAMENTO DO LIVRO
O Barco de Vilar de Mouros e Outras Embarcações do Rio Coura
Autores: Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Basílio Barrocas, Plácido Ranha Silva Souto
Edição: GEPPAV
Apresentação: Carlos Antunes
DOMINGO, 01 DE SETEMBRO
18H00
UM LIVRO, UMA CONVERSA E ÀS VEZES UM FILME
Composição Ibérica Portugal e as Espanhas
Autor: Ramón Villares
Apresentação: António Cunha
IV FERIA DO LIBRO LUSOGALAICA DA RIBEIRA MIÑO
A GUARDA
Casa dos Alonsos – Praza do Reló
30 e 31 de agosto
11H00 – 14H00 / 17H30 – 20H00
Exposición de debuxos a tinta de Berto Franco e a Escultura de Magín Picallo
O ROSAL
Casa do Concello
30 e 31 de agosto
11H00 – 14H00
Caminha, 31 de agosto de 2024
Gabinete de Informação ao Munícipe