Janeiras no Principado de Andorra regram e encantam por onde passam

0
617

Conclui este domingo (1 de fevereiro) pelo meio-dia a décima sexta edição das Janeiras a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra. Os membros do Grupo visitaram durante três fim-de-semana cerca de duas dezenas de espaços comerciais, associações, casas particulares e a grande maioria de Igrejas do Principado assim como a tradicional visita à Catedral de Santa Maria d’Urgell, na cidade espanhola de La Seu d’Urgell, no dia 22 de Janeiro. Além da celebração da missa dominical com cânticos em português, os membros do Grupo ofereceram no final da eucaristia um breve concerto de Janeiras na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília o qual agradeceu a presença do Grupo de Folclore e “por se lembrarem cada ano de vir à Catedral desejar um bom ano ao seu Copríncipe”.

Depois de dois anos de paragem forçosa devido à pandemia, o Grupo recuperou a tradição portuguesa de visitar, a início do ano, os estabelecimentos comerciais, casas particulares, associações e igrejas para desejar um bom ano a todos os que abrem as suas portas à cultura tradicional lusitana.

Desde o dia 14, durante três fim-de-semana de janeiro, os membros do Grupo, trajados para a ocasião levaram a tradição e a boa nova, além da Catedral de Santa Maria d’Urgell, às igrejas de Santa Eulália d’Encamp, de Sant Julià de Lòria, de Sant Pere Mártir a Escaldes-Engordany, de Sant Esteve de Andorra la Vella assim como a algumas casas particulares e a estabelecimentos andorranos. Este ano o convívio ficou assegurado também na SEDE do Grupo onde recebeu na passada sexta-feira as Janeiras do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho e no sábado foi a vez do Grupo de Folclore visitar a SEDE da Associação Cultural dos Residentes do Alto Minho onde reinou a boa disposição, a gastronomia portuguesa e a música popular portuguesa.

A atividade cultural e de promoção da portugalidade do Grupo de Folclore Casa de Portugal continua semanalmente com os ensaios do Grupo e no mês de fevereiro, em colaboração com o Ministério de Cultura e Desporto do Principado de Andorra, será inaugurada no hall do Ministério de Cultura, a exposição fotográfica “INTEGRADOS”, um trabalho fotográfico realizado pelo Grupo integrando o traje tradicional português no patrimônio arquitetônico do Principado de Andorra.