LÍDERES DIGITAIS PELA PAZ – ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO VALE DO ÂNCORA

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha - Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
0
478

No passado dia 30 de janeiro a equipa Líderes Digitais, formada pelos alunos da turma B do sexto ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, sob a orientação da docente Maria José Esteves, celebraram o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz.

Mobilizando alunos do primeiro ciclo do ensino básico, os Líderes Digitais criaram momentos de aprendizagem, de reflexão e de paz, vividos em alegria.

O dia comemorativo iniciou com trabalho pedagógico e técnico sobre o bullying. As tipologias de bullying, como agir perante as ações de bullying, como identificar atos de bullying e como reagir, foram abordagens que contaram com a orientação de Mónica Valente, psicóloga da Câmara Municipal de Caminha. Como resultado, foi construído um quadro de referências que servirá de consulta sempre que necessário, patente na sala da turma.

A celebração do dia contemplou também a construção de um mural alusivo à comemoração deste dia e ainda uma réplica do símbolo da paz, no qual todos os alunos colaram mandalas. Com a escrita de frases a favor da paz e contra a violência se preencheu o mural e a cor dada às mandalas deram outra dimensão ao símbolo da paz.

A encerrar a manhã chegou a música, com hip hop dominado por palavras de ordem de condenação à violência e uma dinâmica em favor da paz, vivida na alegria da música e da dança.

O patrocínio do controlo pessoal chegou na tarde deste dia com uma aula coletiva de Yoga, dinamizada pelo mestre Pedro Franco. A não-violência e a paz fizeram-se ouvir no silêncio dos exercícios de respiração, no relaxamento e no treino de posições corporais.

Só o encerramento deste ato comemorativo devolveu a agitação a este grupo, dançando e sendo criança, feliz, em paz, na certeza que a escola é o local de maior ação contra a violência.

Esta atividade refletiu a ação pedagógica alargada da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, com os seus Líderes Digitais, no enquadramento do Agrupamento de Escolas de todo o Concelho de Caminha.

JCR | GabCom