LIONS CLUBE DE VILA PRAIA DE ÂNCORA PROMOVEU PINTURA NA RUA AO VIVO

0
178

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora lançou o desafio a vários artistas, pintores e fotógrafos, para uma jornada solidária de apoio às causas sociais promovidas pelo Clube, de Pintura na Rua ao vivo, na sequência da recente exposição colectiva “arte(s)Lions” que envolveu 27 artistas e esteve patente na Galeria Guntilanis.

O apelo teve eco junto de 21 artistas na atividade “Pintura na Rua em Vila Praia de Âncora”, nomeadamente António Miranda (Barcelos), António Nunes (Moledo), Belmiro Belém (Penafiel), Cândida Mota (Vila Nova de Gaia), David Lopes (Vila Nova de Famalicão), Elisabete Gonçalves e Bárbara Gonçalves (Gondomar), Graziela Teixeira da Mota (Porto), Hermínia Cândido (Porto), João Marrocos (Lanhelas), Joel Correia (Lanhelas), Jorge Ferreira (Barcelos), José Carvalho (Gondomar), Madalena Macedo (Guimarães), Manuela Monteiro da Silva (Barcelos), Mário Rebelo de Sousa (Âncora), Mónica Taboada (La Guarda-Galiza), Nacho Martinez (La Guarda-Galiza), Olesya Motohosh (Penafiel), Ricardina Silva e Eva Silva (Azevedo).

Outros, por indisponibilidade de agenda, não estiveram presentes mas comprometeram-se a participar nesta iniciativa solidária, que decorreu em Vila Praia de Âncora no passado dia 22 de Setembro.

Os Lions tiveram como entidade parceira o Orfeão de Vila Praia de Âncora, tendo esta atividade sido sedeada na Casa do Orfeão.

Esta iniciativa foi coordenada pelo seu mentor pintor Mário Rebelo de Sousa, que mantém há vários anos uma especial relação de colaboração com os Lions e integra o Grupo de Amigos do Clube.

Aos artistas foi pedido que pintassem, fotografassem ou criassem uma obra ao vivo face ao espaço geográfico de que dispunham.

As obras elaboradas representam de forma sublime a visão dos artistas desta terra encantadora à beira mar plantada.

Esta atividade também contou com declamação de poesia a cargo de Maria Simões (Barcelos), cuja força interpretativa mereceu justo aplauso.

No final da jornada o Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Alberto Magalhães, disse que “os Lions são uma organização nacional e internacional eminentemente solidária, que tem por lema “Nós Servimos”” e agradeceu a ajuda e o gesto dos artistas entregando-lhes um Diploma de Presença e de Reconhecimento, teve palavras de muito encómio para  o mentor Pintor Mário Rebelo de Sousa pelo seu destacado empenhamento e para o Presidente do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Francisco Presa, pelo excelente apoio logístico dado a esta inicitiva cultural e solidária.

Mário Rebelo de Sousa disse ser “uma pessoa satisfeita pela generosa adesão registada a esta iniciativa, que vai contribuir para ajudar quem precisa na área da saúde, nomeadamente na disponibilidade de cadeiras de rodas através dos Lions”.

Também Francisco Presa, Presidente do Orfeão de Vila Praia de Âncora, disse sentir-se “muito satisfeito com a parceria com o Lions e, sendo o Orfeão uma entidade eminentemente cultural, relevo com muito agrado esta inicitiva”.

Os trabalhos realizados serão oportunamente expostos ao público, em data e local a anunciar.