LUZES DE NATAL BRILHAM A PARTIR DE SEXTA-FEIRA NAS PRAÇAS CENTRAIS DE CAMINHA E VILA PRAIA DE ÂNCORA

Cinema, mercados de Natal, exposições, concertos, teatro, desporto e animação variada marcam a Quadra Natalícia
0
50

Cinema, mercados de Natal, exposições, concertos, teatro, desporto e animação vão marcar a Quadra Natalícia no concelho. Com uma programação diversificada, são muitas as razões para visitar Caminha até ao início de 2020, com destaque para a noite de fim de ano, com a atuação dos BMRNG, grupo vencedor do programa “La Banda”, transmitido pela RTP. Para o município os objetivos são fazer do concelho a primeira escolha como destino de férias e potenciar a economia local. 

A programação de Natal arranca ainda este mês com a inauguração da iluminação de Natal, no dia 29, nas duas vilas do concelho. Em Caminha, decorrerá pelas 18H30, na Praça Conselheiro Silva Torres e, em Vila Praia de Âncora, pelas 19H00, na Praça da República. Contudo, os preparativos já são visíveis para que a partir do dia 29, as ruas sejam um convite ao passeio. Nesse mesmo dia, ainda decorrerá um concerto protagonizado pela Tuna da Academia Sénior de Caminha, no Teatro Valadares, pelas 21H30, cuja entrada é gratuita.

A Rota da Rabanada volta a marcar a programação de Natal. De 1 a 31 de dezembro, vai ser possível experimentar dezenas de rabanadas diferentes no restaurantes pastelarias e cafés aderentes do concelho de Caminha.

O cinema também estará bem presente nesta quadra: nos dias 6 e 7 de dezembro, está em exibição no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, o filme “Frozen 2 – O reino do gelo”; nos dias 20 e 21, o filme “Last Christmas” e, no dia 23, o filme “A Ovelha Choné: a quinta contra-ataca”. Recorda-se que o bilhete tem um preço de 3,5€ e reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

O teatro é outras das possibilidades. No dia 30 de novembro, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai subir ao palco o espetáculo infantil “O Lago da Aventura”. Nos dias 7 e 8 de dezembro, Caminha recebe a V Festa da Marioneta Luso Galaica – Maluga; nos dias 21 e 22, terá lugar o a peça de teatro “Os três traquinas”, uma organização Porta de Cena, em Caminha e Vila Praia de Âncora, respetivamente e, no dia 22, a comédia “E se Maria fosse … uma mãe imperfeita?”.

No âmbito da programação desportiva, no dia 7 de dezembro, terá lugar a II São Silvestre Caminhense e, no dia 21, o Passeio de Pai Natal em Bicicleta.

Quanto à música, são vários os concertos que vão animar os dias e as noites no concelho: no dia 7 de dezembro, na Igreja Matriz de Caminha, terá lugar o concerto “Glória – Vivaldi RV 589”, a cargo do Coral de Santa Joana, Orquestra Ars Lusitanae e Orfeão de Vila Praia de Âncora; no dia 14, a Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora acolhe o 37º Concerto de Natal, protagonizado pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora; no dia 22, a Igreja Matriz de Caminha, recebe mais um Concerto de Natal, a cargo da Academia de Música Fernandes Fão e, no dia 1 de janeiro de 2020, a Igreja Matriz de Caminha volta a ser palco do Concerto de Ano Novo, a cargo da Sociedade Musical Banda Lanhelense.

De 13 de dezembro a 5 de janeiro, a Vila de Caminha vai expor uma mostra de presépios ao ar livre denominada “Caminha pelos Presépios”. Para tal, foi lançado um desafio a todas as IPSS’s, paróquias e associações do concelho para que criassem o próprio Presépio.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, as praças das duas vilas do concelho vão acolher o Mercado de Natal, onde será possível adquirir os mais variados produtos da região.

O grande momento desta programação é a Festa da Passagem de Ano, este ano, com os BMRNG, vencedores do programa da RTP “La Banda”. O grupo foi formado pelos cinco vencedores do concurso da RTP1 “La Banda”, foi aplaudido por um júri exigente e encheu o Campo Pequeno no lançamento do seu primeiro single. Este é o concerto que o Município de Caminha está a preparar para um evento muito esperado e de reconhecido prestígio, que atrai milhares de pessoas a Caminha, Onde o Norte Passa o Ano.

Nos meses de dezembro e janeiro está de volta o concurso “O Natal é na Rua”, organizado pela Associação Empresarial de Viana do Castelo e cujo objetivo é incentivar as compras no comércio tradicional.