“MARCA” SERRA D’ARGA, Câmara prepara investimento de 120 mil euros

Candidatura aposta no reforço e preservação dos recursos para dinamizar a oferta turística
0
1351

A Câmara Municipal de Caminha acaba de submeter uma candidatura para potenciar a Serra d’Arga, denominada “Qualificação das Experiências de Touring Cultural do Minho – Caminhos de São João d’Arga”. Trata-se de mais um investimento que aposta no reforço e preservação dos recursos para dinamizar a oferta turística da Serra d’Arga, no montante de 120 mil euros.

Este projeto para potenciar a Serra d’Arga tem como objetivos contribuir para a classificação, a preservação, a certificação e a qualificação dos recursos patrimoniais em que assenta este produto turístico, tendo em vista a estruturação em rede da oferta turística.

Deste modo, a  “Qualificação das Experiências de Touring Cultural do Minho – Caminhos de São João d’Arga” pretende preservar, potenciar e promover as “marcas” da Serra d’Arga – A Romaria de São João d’Arga, ampliando o seu valor na região, bem como criar condições materiais, de segurança, de informação e de comunicação que ofereçam aos turistas itinerários e experiências de elevado valor cultural, potenciando os recursos endógenos das povoações locais.

De acordo com o projeto, os investimentos em causa são: identificação, interpretação, marcação e colocação de sinalética em quatro percursos pedestres associados às tradições da romaria de São João d’Arga (Caminha- Arga de São João, Vila Praia de Âncora – Arga de São João, Arga de Cima – Arga de São João e Arga de Baixo – Arga de São João), numa extensão aproximada de 50 Km; produção de brochura promocional em português e inglês; produção de conteúdos interpretativos para aplicação móvel; requalificação do Pontão do Lobo, em Arga de Cima; requalificação da Casa da Professora, em Arga de Baixo; ações de dinamização e promoção do território-alvo e dos valores naturais e endógenos. Esta candidatura foi apresentada ao NORTE2020 – Aviso N.º NORTE-28-2018-04.