Mass training em SBV (Suporte Básico de Vida)

Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha
0
1922

No passado dia 5 de março decorreu, nas instalações da escola sede do Agrupamento de Escolas, em Caminha, e na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora, uma ação de treino em Suporte Básico de Vida (SBV).

Esta iniciativa deu resposta ao plano de ação do PES (Promoção e Educação para a Saúde), coordenado pela docente Alberta Gonçalves, contando com o envolvimento curricular dos docentes de Ciências Naturais a lecionar o 9º ano do terceiro ciclo do ensino básico, Natália Silva e Marcelo Pereira. No apoio ao desenvolvimento da ação estiveram ainda presente os docentes Flamiano Martins, Susana Gonçalves, Isabel Ruivo e Elisabete Verde.

As dinâmicas de Suporte Básico de Vida contaram com a liderança de técnicos especializados do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Na sua ação, aos alunos foi feita uma abordagem teórica, permitindo identificar saberes fundamentais subjacentes às práticas, seguida de uma ação experimental, permitindo a todos os alunos testar em contexto simulado os diferentes âmbitos da abordagem em cenário de socorro, com necessária atuação ao nível do suporte básico de vida.

Como aprendizagens essenciais foi promovida a explicação da importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em paragem cardiovascular, a implementação de procedimentos de alarme em caso de emergência e execução de procedimentos de suporte básico de vida, e ainda a simulação das medidas de socorro à obstrução grave e ligeira da via aérea, com demonstração da posição lateral de segurança.

A ação pedagógica desenvolvida pelo agrupamento, através do PES, consolidou saberes e albergou a possibilidade de perceber as conceções alternativas que muitos alunos revelaram neste domínio, promovendo-se a aquisição de competências que extrapolam o âmbito da escola mas que a valorizam enquanto espaço de gestão das aprendizagens.

JCR | GabCom