Miguel Alves nomeado secretário de Estado adjunto de António Costa

Deixa a Câmara Caminha após 9 anos no cargo de presidente
0
1008

O primeiro ministro, António Costa, nomeou o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, para integrar o governo como seu secretário de Estado adjunto.
A nomeação foi divulgada após aceitação pelo Presidente da República e a investidura acontece hoje ao final da tarde, estando a cerimónia marcada para as 19h15.

Miguel Alves cumpria o terceiro mandato na Câmara Municipal de Caminha, tendo assumido funções em 2013, quando o Partido Socialista reconquistou a câmara, vencendo as eleições autárquicas.

Nestes nove anos foram várias as ações e bandeiras por que lutou, tendo aproveitado todos os seus contactos governamentais e as verbas de candidaturas, nomeadamente aquando da queda da duna dos caldeirões, a obra de reabilitação do Mosteiro de São João d’Arga, a construção da nova biblioteca de Caminha, o apoio dado aos bombeiros para a reabilitação do Cineteatro, a obra do Nó de Erva Verde, a nova sede do Etnográfico de Vila Praia de Âncora, assim como a reabilitação do Festival de Vilar de Mouros.

Foram ainda anos de várias obras estruturantes e que trouxeram muita crítica popular, como foi o Plano Diretor Municipal de Caminha (PDM), as obras de água e saneamento, a fibra ótica ou o gás natural. Deixou ainda a obra de reabilitação da zona norte de Vila Praia de Âncora, Sandia e Vista Alegre, tendo-se recentemente inaugurado a ponte pedonal sobre a “estrada nacional 13”. Em Caminha foi requalificado o centro histórico através de uma área de reabilitação urbana (ARU).

Também algumas das conquistas, muito contestadas à época, foram conseguidas, como a passagem da Travessa do Teatro, assim como a obra do cais de Rua, em Caminha. Não esquecendo a grande luta de todos contra a exploração de lítio, que foi vencida, e Miguel Alves teve o seu peso político, tendo o trabalho de investigação da Serra d’Arga, realizado anos antes pelo município, contribuído para o desfecho feliz do tema.

Conseguiu ainda a tão almejada obra de reabilitação da escola de Caminha, estando agora a terminar a obra da escola primária e academia de música, em Vila Praia de Âncora.
Ainda em execução está o mercado municipal de Caminha, não havendo data do seu fim.

A Câmara Municipal de Caminha fica agora liderada por Rui Lages na presidência, Liliana Ribeiro e Sandra Fernandes como vereadoras e assumindo funções o novo vereador, João Pinto.
A redistribuição dos pelouros será conhecida em breve.