MINISTRO DA EDUCAÇÃO VISITOU A ETAP – ESCOLA PROFISSIONAL EM VIANA DO CASTELO E VILA PRAIA DE ÂNCORA

MINISTRO DA EDUCAÇÃO, TIAGO BRANDÃO RODRIGUES
0
170

O Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, visitou no dia 22 de julho as instalações da ETAP – Escola Profissional, tendo iniciado a visita na Unidade de Formação da ETAP de Viana do Castelo e terminado na Escola de Hotelaria e Turismo da ETAP em Vila Praia de Âncora, onde almoçou.

Ao chegar à Unidade de Formação de Viana do Castelo foi recebido por vários membros da Direção da Escola e da comunidade educativa, professores e pessoal não docente, e ainda pelo Delegado Regional da Educação da Região Norte, Dr. João Gonçalves, e pela Vereadora do Pelouro da Educação do município de Viana do Castelo, Dr.ª Maria José Guerreiro. 

No início da visita foi descerrada uma placa evocativa da visita do Ministro da Educação à Escola e, seguidamente, o Diretor da Escola, Dr. José Luis Presa, agradeceu e saudou a presença do Senhor Ministro sublinhando o apoio que tem dado às Escolas Profissionais, melhorando as condições em que laboram não só em termos pedagógicos, como financeiros. Referiu, igualmente, os momentos muito difíceis por que passaram antes do Senhor Ministro entrar em funções, ou seja, no decurso da legislatura anterior e agradeceu a disponibilidade para conhecer a realidade da ETAP Escola Profissional.  Alertou, no entanto, para a circunstância de ocorrer numa altura em que já, particamente, não há aulas o que significa que o contacto com os alunos seria reduzido.

O Senhor Ministro da Educação usou igualmente da palavra para pôr em relevo a qualidade pedagógica da ETAP Escola Profissional nos territórios onde está inserida, designadamente, nos municípios de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Viana do Castelo, realçando o facto de ter sido uma escola pioneira na região e no país e ter contribuído para a criação de muitas outras escolas que seguiram o seu exemplo. Elogiou ainda o seu modelo de organização salientando o papel do seu Diretor, Dr. José Luis Presa, na gestão da Associação Nacional de Escolas Profissionais, ANESPO, que assume uma grande importância como interlocutor privilegiado com o governo e com as restantes escolas profissionais.     

Coube depois à Diretora Pedagógica da escola, Dr.ª Angelina Presa, explanar as linhas gerais do Projeto Educativo, Odisseia ETAP 2030, sublinhando a visão de futuro que o mesmo incorpora, apontando os caminhos da flexibilidade e autonomia curricular como sendo a pedra de toque do sucesso educativo e referindo as preocupações da escola no que concerne aos saberes e competências transversais que são da maior utilidade para os jovens, hoje e no futuro.

Seguiu-se depois a passagem pelos diversos espaços de formação, tendo tido a oportunidade de apreciar e elogiar a escola pela qualidade dos equipamentos informáticos ao dispor dos 250 alunos que frequentam cursos de diversas áreas de formação, enaltecendo o esforço deste investimento detendo-se, particularmente, nas oficinas pedagógicas onde decorre a formação dos cursos de Eletrónica e Artes Gráficas. Nas oficinas houve a oportunidade de contactar com alguns alunos que foram incentivados, através de um discurso motivador da iniciativa do Senhor Ministro, a concluírem os cursos, salientando a importância da aprendizagem ao longo da vida e do prosseguimento de estudos no ensino superior.

Durante a visita, o Senhor Ministro contactou com a Coordenadora do Centro Qualifica que funciona em Viana do Castelo, Dra. Cidália Parente, a qual teve a oportunidade de dar conhecer a realidade atual dos fluxos de procura dos adultos pela certificação de competências escolares e profissionais adquiridas ao longo da vida ou por ações de formação modular certificada.

Antes de terminar o périplo pela Unidade de Formação de Viana do Castelo, o Coordenador Pedagógico, Dr. Paulo Alves, deu uma breve panorâmica da atividade da escola e da última Mostra de Ensino Profissional. Referiu que esta iniciativa promocional constituiu um assinalável êxito e que este ano foi ainda mais importante por terem ocorrido, na mesma altura e no mesmo espaço, os Encontros ARRISCAR, iniciativa da Universidade Católica do Porto, que fizeram confluir para Viana do Castelo um elevado número de diretores e pessoal docente de Escolas Profissionais de todo o país.

A comitiva deslocou-se depois para Vila Praia de Âncora onde era esperada pelo Presidente da Câmara de Caminha, Dr. Miguel Alves, e pela Sra. Vereadora do Pelouro da Educação do município de Vila Nova de Cerveira, Dra. Aurora Viães, que acompanharam a visita ao Complexo Socioeducacional e Intergeracional do Centro Social e Cultural desta vila que integra diversas valências sociais como o ATL para jovens, o Centro de Dia, Estrutura Residencial para Idosos e um Centro de Apoio à Vítima, convivendo diariamente no mesmo edifício com os professores e alunos da ETAP Escola Profissional que frequentam cursos profissionais da área de hotelaria e turismo, designadamente, Receção, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.

A passagem por Vila Praia de Âncora contou com a intervenção de alunos das diversas áreas de formação e culminou com o almoço, confecionado e servido pelos alunos da escola.