Modelo de aprendizagem Ethazi – Uma forma de aprender mais e melhor

Alunos do curso técnico de design de moda e técnico de fotografia apresentam trabalhos inovadores
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Os alunos do Curso Técnico de Design de Moda e do Curso Técnico de Fotografia da ETAP de Vila Nova de Cerveira, assente numa aprendizagem colaborativa, baseada num desafio, criaram moda como manifesto de arte e fizeram registos das etapas do trabalho, recorrendo a fotografia Phinole Digital.

Com este modelo de aprendizagem, Ethazi, os alunos adquirem competências técnicas e competências transversais de trabalho em equipa, de autonomia, criatividade, poder de iniciativa, comunicação, responsabilidade, proporcionando adquirir maior nível de protagonismo no seu processo de aprendizagem, com um maior nível de satisfação e expectativa, num pensamento criativo e inovador.

O planeamento de um problema, a sua transformação para obter um resultado, é estruturada de forma estratégica, e as situações problemáticas com que os alunos se possam deparar, onde o processo de trabalho possibilita viver uma situação como uma oportunidade de adquirir o conhecimento necessário que permita obter as melhores soluções, evoluindo com responsabilidade, produzindo um resultado com objetivos superiores.

Ethazi, potencia um trabalho de responsabilidade, favorecendo a aquisição de competências para a aprendizagem.

O trabalho em equipa permite transmitir a todos os elementos o mesmo conhecimento decidindo a solução de forma consensual.

Distinguir alunos que se complementam na ética, na técnica, na estética é uma afirmação destes cursos da ETAP.

A solução do desafio apresentada: um coordenado com tema de Halloween, obrigou os alunos a um planeamento, a um desenho, à aplicação de novos conceitos, inovando e à conceção das obras de arte, recorrendo à sustentabilidade e ao registo Phinole digital, com resultados de beleza moldada, com detalhes e conceitos de inspiração fashion, numa linguagem artística.

A criatividade, a seleção das cores, texturas, as dimensões, os volumes, os contrastes, as formas e a preocupação estética foram trabalhados com muito cuidado.

Isabel Lima, diretora do Curso Técnico de Design de Moda, afirma que os alunos são verdadeiros artistas, que trabalharam com muito empenho e que atingiram resultados inigualáveis, surpreendendo. Está convicta que esta metodologia de ensino vai tornar os alunos melhores profissionais e espera que se tornem futuros profissionais de sucesso.