MOMENTO DE CIÊNCIA: PORQUE O CÉU É AZUL?

Ciência - Cada cor tem um comprimento de onda diferente, saiba porquê!
0
52

A luz é composta por ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos. As ondas de maior comprimento (tons avermelhados) passam com mais facilidade pela atmosfera terrestre.

Por outro lado, as ondas de menor comprimento (tons azulados) são mais refletidas e dispersas pelas moléculas e partículas da atmosfera. Quando olhamos para o céu vemos as ondas de tons azuis que estão a ser refletidas e dispersadas no ar.

PORQUE O SOL E O CÉU FICAM AVERMELHADOS NO AMANHECER E ENTARDECER?

A luz é uma onda eletromagnética. Cada cor tem um comprimento de onda diferente. As cores azuladas têm comprimento menores que as avermelhadas.

A atmosfera é composta principalmente por moléculas pequenas (principalmente hidrogénio e oxigénio). Quando um raio de luz do Sol encontra uma molécula pequena, ele é espalhado em todas as direções. Tais moléculas espalham principalmente as ondas muito curtas (azuis), que são as que acabam por chegar aos nossos olhos.

Porém, se a luz solar atravessar uma distância muito longa na atmosfera, as ondas de pequeno comprimento (azulada) é dispersada antes de chegar aos nossos olhos. Já as ondas mais longas (avermelhadas) continuam o seu caminho.

Quando o Sol está próximo do horizonte a luz precisa atravessar uma distância maior na atmosfera (ver o esquema). Assim, mais raios avermelhados atingirão o observador da Terra.

Fotos e Fonte: Entendamaisciência