Mordomas andorranas vão desfilar na Romaria d’Agonia

0
870

O desfile da Mordomia da Romaria da Senhora d’Agonia em Viana do Castelo vai contar amanhã, quinta-feira, a partir das 16 horas, com a participação de dez lavradeiras do Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra.

Nesta edição, foram inscritas para o desfile 709 mulheres com idade média de 32 anos, segundo a organização, oriundas de França (22), Luxemburgo (13), Andorra (11), Reino Unido (2), Espanha e Suiça (1) e naturalmente de diferentes regiões do território nacional.
As mordomas “andorranas” irão apresentar o traje de lavradeira de dó da Ribeira Lima e de Afife, e o traje de Morgada no tradicional desfile que este ano bateu todos os recordes de inscrição.

A oportunidade de desfilar pelas ruas de Viana do Castelo, após dois anos de interrupção devido à pandemia, leva as moças a envergarem os trajes de lavradeira com a “chieira” caraterística das moças vianenses, e não só. A Romaria d’Agonia é marcada pela grande afluência de emigrantes que durante o período de férias visitam Viana do Castelo para desfrutar das festas e do ambiente minhoto.

O Grupo de Folclore Casa de Portugal foi fundado a 1 de maio de 1996 e apresenta no Principado de Andorra a cultura tradicional portuguesa sendo também um referente da portugalidade nesse país. Após o período de férias o Grupo tem agendado a participação a 24 de setembro no Desfile do Traje que a Federação do Folclore Português vai levar a cabo em Monção e a 21, 22 e 23 de outubro vai participar na Feira de Andorra la Vella, certâmen multi-sectorial na capital do Principado, que conta anualmente com mais 80.000 visitantes e onde a cultura portuguesa marca presença.