Mostra de Ensino Profissional em Viana do Castelo com a presença do Secretário de Estado da Educação

0
252

A ETAP – Escola Profissional promoveu a Mostra de Ensino Profissional – Escola Aberta 2019 abriu portas no dia 8 de maio de 2019 e foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Educação, Doutor João Santos que passou por todos os stands apreciando e dialogando com os alunos.

A Cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Presidente da Assembleia Municipal, Flora Silva, da Vereadora Maria José Guerreiro, bem como do Vice-Presidente da Câmara de Caminha, Guilherme Lagido, da Vereadora da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Aurora Viães,  e do Tiago Alves da Câmara de Valença.

O Diretor da Escola José Luis Presa, na Cerimónia de Abertura. saudou a presença das individualidades presentes e sublinhou que se trata de um momento importante em que todas as Unidades de Formação da ETAP que vão desde Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Vila Praia de Âncora, Ponte de Lima e Viana do Castelo se reúnem para mostrar a excelência dos trabalhos desenvolvidos em cada espaço de formação e o desempenho dos alunos nos diversos cursos.

No final da visita à Mostra de Ensino Profissional o Secretário de Estado mostrou-se muito satisfeito e impressionado com a qualidade do trabalho desenvolvido pela ETAP em matéria de formação Inicial de Jovens que abarca cerca de quinhentos alunos em quinze áreas de formação diferentes. Aproveitou o ensejo para dar os parabéns a todos os responsáveis pela gestão da Escola, cujo Diretor é também presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais e que com ele trabalha com alguma frequência, e também a todos os docentes e aos alunos que revelaram grande mestria e qualidade nas apresentações dos trabalhos representativos de cada curso.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, que o Diretor da Escola reconheceu que tem vindo a apoiar de forma muito importante o seu projeto educativo e formativo, não deixou de se referir à importância desta Escola para a cidade e para o município esperando que se criem as condições objetivas para que a ETAP – Escola Profissional continue a desempenhar o seu relevante papel em termos de qualificação profissional dos seus jovens.

No decurso da tarde teve lugar a apresentação propostas de emprego por parte de uma empresa que recruta pessoal para várias partes do globo e um outro momento de partilha de experiências desta feita protagonizada pelos alunos que estiveram em estágios em Espanha (Catalunha e País Vasco), França, Inglaterra, Malta, Polónia no âmbito de candidatura apresentada pela Escola ao Programa ERASMUS. Coube à Diretora da Escola Angelina Presa dinamizar esta sessão que contou com o testemunho de quase duas dezenas de alunos e professores.

A Mostra de Ensino Profissional decorreu no dia 8, 9 e 10 com a demonstração das diferentes atividades ligadas aos itinerários de formação que a escola oferece sendo de sublinhar que neste dia decorrerá em Viana do Castelo o Encontro AR-RISCAR promovido em interligação com a Universidade Católica do Porto sob o tema: “30 anos de Ensino Profissional: perscrutar as intencionalidades e perspetivar o futuro”.