Movimento Porta a Porta – Casa para Todos

A Presidente do BCE anunciou hoje (16 de março) mais uma subida de juros. O Governo recusa medidas de fundo enquanto com anúncios de circunstância nos procura entreter com medidas paliativas – Quem vive e trabalha em Portugal não aguenta mais, é urgente agir!
Os problemas que, hoje, se enfrentam na habitação não são conjunturais – estamos perante um problema estrutural e profundo, que tem vindo a agravar-se.
Surgimos para dar mais voz, a todos aqueles que de alguma forma são afectados pela situação insustentável que se vive em Portugal em matéria de habitação.
«Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.» – Diz-nos o artigo 65º da nossa Constituição da República! É isto que exigimos que o Governo cumpra e faça cumprir!
Para isso é urgente:
·Aumentar a oferta de habitação pública;
·Diminuir taxas de juro e pôr os lucros dos bancos a pagar;
·Estabilizar os contratos de arrendamento;
·Garantir a renovação dos actuais contratos de arrendamento;
·Regular o valor das rendas em valores comportáveis;
·Acabar com os despejos sem alternativa de habitação digna;
·Combater a informalidade do arrendamento;
·Aumentar o alojamento público estudantil!
O movimento está no terreno, desenvolvendo acções reivindicativas, contribuindo para uma exigência social mais ampla que obrigue o Governo a inverter o caminho na área da habitação e a tomar as verdadeiras e necessárias soluções.
Apelamos a todos, independentemente do ponto do país em que se encontrem, para que se juntem à luta pelo direito à habitação. Uma luta justa e necessária por um direito fundamental que está cada vez mais a ser posto em causa e façamos a torrente da convergência que constrói e impõe as medidas necessárias.
Somos o Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação, Vamos bater às portas que forem necessárias, para que não haja ninguém sem porta de casa por onde entrar.
O movimento Porta a Porta – Casa para Todos, está disponível para qualquer contacto que seja útil aos órgãos de comunicação social sobre as temáticas da habitação.