MUNICÍPIO DE CAMINHA ASSINALA DIA MUNDIAL DA POESIA COM ATIVIDADES PARA A COMUNIDADE EM GERAL E PARA AS CRIANÇAS

0
322

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Poesia. Não se surpreenda se quando for beber um café for surpreendido com este ou outro poema de grandes autores:

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.

Fernando pessoa

A Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal de Caminha e da Ludoteca-Biblioteca de Vila Praia de Âncora está a assinalar o dia com atividades dirigidas à comunidade em geral e às crianças dos jardins de infância e escola do 1º ciclo do Agrupamento de escolas do concelho de Caminha. Estas atividades pretendem lembrar as pessoas que hoje se festeja o Dia Mundial da Poesia, alertando para a importância do livro e da leitura, bem como, no caso das crianças, introduzir o gosto pela leitura de grandes poetas portugueses, como Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Miguel Torga e Fernando Pessoa, entre outros.

Em Caminha, a Biblioteca Municipal distribuiu pelos cafés e esplanadas pequenos rolos com poesias de diversos autores consagrados para acompanharem a chávena do café, de modo a surpreenderem as pessoas enquanto bebem tranquilamente o seu café. Os leitores da Biblioteca ainda estão a ser contemplados com marcadores de livros.

A Ludoteca-Biblioteca de Vila Praia de Âncora também assinalou o dia com atividades dirigidas aos mais novos. Durante a semana entregou nas Escolas de 1º Ciclo e nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha individuais “Poesia à la Carte” que contêm um poema de autores portugueses e atividades lúdicas, como por exemplo sopa de letras, que foram hoje colocados nos tabuleiros do almoço. Assim, as crianças na hora de almoço puderam desfrutar do almoço acompanhas de um bom momento de poesia com poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Miguel Torga e Fernando Pessoa. O objetivo é lembrar o dia que hoje se comemora e cativar os mais pequenos para o prazer da leitura.

É de referir que o Dia Mundial da Poesia foi implementado na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.

Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade.

Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia.

Caminha, 21 de março de 2024

Gabinete de Informação ao Munícipe

Tagspoesia