Neste mês de Março …

Crónica dos utentes da ERPI/Lar do Centro Social e Cultural de Vila Praia de ÂncoraNeste mês decidimos falar de alguns dias festivos que aconteceram na nossa instituição… No dia 8 Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que é uma data celebrada em muitos países ao redor do mundo que tem como objetivos reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres, além de destacar a importância da igualdade de género e o combate á descriminação e violência contra as mulheres. É uma data para celebrar as realizações das mulheres em diversas áreas, e para refletir sobre os desafios que ainda precisam ser superados em busca de uma sociedade mais justa. Neste dia na nossa instituição é sempre lembrado, com pequenos gestos. Este ano as nossas mulheres foram presenteadas com uma rosa e uns docinhos, pois é uma instituição composta maioritariamente por mulheres, falamos em relação as senhoras residentes da valência da ERPI, e colaboradoras. Podemos dizer mulheres ao poder. Também foi o Dia do Pai, que para a nossa “mocidade” é conhecido como o Dia de São José marido da Virgem Maria e Pai “Terreno” de Jesus Cristo de acordo com a tradição cristã. São José é considerado um exemplo de pai dedicado, protetor e trabalhador, virtudes que são frequentes e associadas a figuras paternas. Na valência ERPI o Dia do Pai foi lembrado e foi oferecido um pequeno miminho a todos os homens. Na verdade, só existe um residente da ERPI pai, os outros infelizmente não tiverem a oportunidade de ter esse papel na sua vida, um papel de muita importância. É de louvar toda a instituição que a maior parte de nós não sendo pai, nunca somos esquecidos, porque não fomos pais, mas somos filhos e sabemos a importância de um pai nas nossas vidas. No final do mês tivemos o Compasso Pascal na nossa instituição, que é uma prática que pode ser considerada uma forma de levar a mensagem de Deus para além dos muros da igreja e envolver a comunidade de uma forma mais íntima e pessoal. O Compasso Pascal é uma maneira de celebrar a fé e lembrar o significado espiritual que é a ressurreição de Cristo e a vitória sobre a Morte. Na nossa instituição também tivemos a visita do Compasso Pascal. Foi na segunda-feira de Pascoa, já no dia 1 abril, mas os festejos iniciaram na semana anterior. Para receber o Compasso Pascal contamos com a presença de todos os idosos da ERPI, alguns familiares, colaboradores, elementos da direção , da Camara Municipal e Junta de Freguesia. As portas foram abertas a família CSCVPA e amigos. Também uns dias antes da páscoa tivemos a visita dos meninos da creche para troca de pequenas prendas e a presença de um coelho para animar e iniciar as festividades da Páscoa. Em breve voltaremos a dar notícias… Residentes ERPI
0
929

Neste mês decidimos falar de alguns dias festivos que aconteceram na nossa instituição… 

No dia 8 Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que é uma data celebrada em muitos países ao redor do mundo que tem como objetivos reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres, além de destacar a importância da igualdade de género e o combate á descriminação e violência contra as mulheres.  

É uma data para celebrar as realizações das mulheres em diversas áreas, e para refletir sobre os desafios que ainda precisam ser superados em busca de uma sociedade mais justa. 

Neste dia na nossa instituição é sempre lembrado, com pequenos gestos. Este ano as nossas mulheres foram presenteadas com uma rosa e uns docinhos, pois é uma instituição composta maioritariamente por mulheres, falamos em relação as senhoras residentes da valência da ERPI, e colaboradoras. Podemos dizer mulheres ao poder.

Também foi o Dia do Pai, que para a nossa “mocidade” é conhecido como o Dia de São José marido da Virgem Maria e Pai “Terreno” de Jesus Cristo de acordo com a tradição cristã. São José é considerado um exemplo de pai dedicado, protetor e trabalhador, virtudes que são frequentes e associadas a figuras paternas.  

Na valência ERPI o Dia do Pai foi lembrado e foi oferecido um pequeno miminho a todos os homens. Na verdade, só existe um residente da ERPI pai, os outros infelizmente não tiverem a oportunidade de ter esse papel na sua vida, um papel de muita importância.  É de louvar toda a instituição que a maior parte de nós não sendo pai, nunca somos esquecidos, porque não fomos pais, mas somos filhos e sabemos a importância de um pai nas nossas vidas.

No final do mês tivemos o Compasso Pascal na nossa instituição, que é uma prática que pode ser considerada uma forma de levar a mensagem de Deus para além dos muros da igreja e envolver a comunidade de uma forma mais íntima e pessoal. O Compasso Pascal é uma maneira de celebrar a fé e lembrar o significado espiritual que é a ressurreição de Cristo e a vitória sobre a Morte. 

Na nossa instituição também tivemos a visita do Compasso Pascal. Foi na segunda-feira de Pascoa, já no dia 1 abril, mas os festejos iniciaram na semana anterior. Para receber  o Compasso Pascal contamos com a presença de todos os idosos da ERPI, alguns familiares, colaboradores, elementos da direção , da Camara Municipal e Junta de Freguesia. As portas foram abertas a família CSCVPA e amigos.  Também uns dias antes da páscoa tivemos a visita dos meninos da creche para troca de pequenas prendas e a presença de um coelho para animar e iniciar as festividades da Páscoa.

Em breve voltaremos a dar notícias…  Residentes ERPI

Mais notícias