Neste mês de Março …
![](http://www.jornalterraemar.pt/wp-content/uploads/2024/04/21fe697a-0a47-4d17-a456-a2681d3bea58-905x613.jpeg)
Neste mês decidimos falar de alguns dias festivos que aconteceram na nossa instituição…
No dia 8 Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, que é uma data celebrada em muitos países ao redor do mundo que tem como objetivos reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres, além de destacar a importância da igualdade de género e o combate á descriminação e violência contra as mulheres.
É uma data para celebrar as realizações das mulheres em diversas áreas, e para refletir sobre os desafios que ainda precisam ser superados em busca de uma sociedade mais justa.
Neste dia na nossa instituição é sempre lembrado, com pequenos gestos. Este ano as nossas mulheres foram presenteadas com uma rosa e uns docinhos, pois é uma instituição composta maioritariamente por mulheres, falamos em relação as senhoras residentes da valência da ERPI, e colaboradoras. Podemos dizer mulheres ao poder.
Também foi o Dia do Pai, que para a nossa “mocidade” é conhecido como o Dia de São José marido da Virgem Maria e Pai “Terreno” de Jesus Cristo de acordo com a tradição cristã. São José é considerado um exemplo de pai dedicado, protetor e trabalhador, virtudes que são frequentes e associadas a figuras paternas.
![](http://www.jornalterraemar.pt/wp-content/uploads/2024/04/39fc6f18-5294-4e04-a5d6-9d5bd9006917-851x1024.jpeg)
Na valência ERPI o Dia do Pai foi lembrado e foi oferecido um pequeno miminho a todos os homens. Na verdade, só existe um residente da ERPI pai, os outros infelizmente não tiverem a oportunidade de ter esse papel na sua vida, um papel de muita importância. É de louvar toda a instituição que a maior parte de nós não sendo pai, nunca somos esquecidos, porque não fomos pais, mas somos filhos e sabemos a importância de um pai nas nossas vidas.
No final do mês tivemos o Compasso Pascal na nossa instituição, que é uma prática que pode ser considerada uma forma de levar a mensagem de Deus para além dos muros da igreja e envolver a comunidade de uma forma mais íntima e pessoal. O Compasso Pascal é uma maneira de celebrar a fé e lembrar o significado espiritual que é a ressurreição de Cristo e a vitória sobre a Morte.
Na nossa instituição também tivemos a visita do Compasso Pascal. Foi na segunda-feira de Pascoa, já no dia 1 abril, mas os festejos iniciaram na semana anterior. Para receber o Compasso Pascal contamos com a presença de todos os idosos da ERPI, alguns familiares, colaboradores, elementos da direção , da Camara Municipal e Junta de Freguesia. As portas foram abertas a família CSCVPA e amigos. Também uns dias antes da páscoa tivemos a visita dos meninos da creche para troca de pequenas prendas e a presença de um coelho para animar e iniciar as festividades da Páscoa.
Em breve voltaremos a dar notícias… Residentes ERPI