NOVA CENTRAL FOTOVOLTAICA DE ÉVORA ENTRA EM FUNCIONAMENTO

0
157

A 14 de junho entrou em funcionamento uma nova central fotovoltaica em Portugal, mais concretamente em Vale de Moura, concelho de Évora. Esta é uma das primeiras a ser explorada sem qualquer tipo de subsídio público na Península Ibérica.

O investimento foi de perto de 20 milhões de euros, tem uma área de 55 hectares e uma capacidade total instalada de 28,8 megawatts (MW). 

Esta central vai produzir mais de 52 gigawatts-hora de energia limpa por ano, sendo o equivalente ao consumo médio anual de cerca de dez mil habitações.

“A entrada em funcionamento da central de Évora assinala uma nova etapa no panorama energético nacional, ao abrir caminho para a realização de mais PPAs a longo prazo e contribuindo para o desenvolvimento das energias renováveis e transição energética em Portugal”, disse Ignacio Soneira, diretor-geral da Axpo na Península Ibérica.

A central fotovoltaica de Vale de Moura permitirá evitar a emissão 110.756 toneladas de CO2 por ano, ajudando a cumprir as metas de descarbonização estabelecidas pela União Europeia, onde se pretende que Portugal aumente a quota de energia proveniente de fontes renováveis no consumo final para 31%, até 2020.

[fonte:regiao-sul.pt]