NUCEARTES – Agradecimento

0
41

O NUCEARTES (Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora), iniciou a sua actividade em 1984, muito orientado para os valores musicais, que em Vila Praia de Âncora foram e são uma marca da nossa terra.

Em 1985 organizou um evento que pôs na ordem do dia a nossa história musical. De 13 a 21 de Abril decorreu no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários desta vila, uma exposição e um colóquio sobre a Banda de Música de Gontinhães extinta em 1958. No dia 21 decorreu um concerto na Praça da República pelos músicos da antiga banda.

Em 1988 foi a vez de enaltecermos uma família ilustre de músicos ancorenses: os Fernandes Fão. Em 24 de Junho desse ano foi inaugurada na Sociedade Ancorense, uma exposição sobre a vida e obra de Joaquim Fernandes Fão, tendo ao final da tarde desse dia, a Banda de Música da GNR dado um concerto na Praça da República.

Estes eventos culturais despoletaram um conjunto de vontades e de iniciativas de outras pessoas e instituições, como o Orfeão de Vila Praia de Âncora e o Centro Social e Cultural, que culminaram com a fundação da Academia de Música Fernandes Fão em 1989.

Ao comemorar os 30 anos da sua fundação, a Academia de Música Fernandes Fão teve a amabilidade de reconhecer o papel do NUCEARTES no nascimento e nos primeiros passos dessa instituição, atribuindo-lhe um “Mérito Associativo”.

Agradecemos penhorados a atribuição deste mérito, que partilhamos com todos os que apoiaram ao longo dos últimos trinta anos esta causa, alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e órgãos sociais da Academia.

Por fim, destacar o papel nuclear que o associado do NUCEARTES e grande ancorense, o senhor Paulo Barreto teve na vinda da banda da GNR, ao desenvolver os contactos necessários e resolvido todos os entraves que se opunham à boa prossecução do projecto que era fazer em Vila Praia de Âncora um grande concerto por uma banda de referência.

Bem hajam!