Nuceartes lança concurso para a criação de um novo logótipo

Após assumir os comandos da associação, a nova direção vai agora renovar a imagem visual e conta com a participação da população.
0
724

Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Âncora (Nuceartes) está à procura de uma nova identidade visual e, para tal, conta com a ajuda da população. Assim, acaba de lançar um concurso de participação livre para a criação de um novo logótipo para a associação que contribui para a defesa, estudo, divulgação e conservação da ArteCulturaAmbiente e Património do Vale do Âncora.

De forma a promover a participação da população e estimular a imaginação e a capacidade criativa dos participantes, o Nuceartes procura uma nova imagem gráfica, uma iniciativa que surge em linha com a recente reestruturação da associação, que conta agora com uma nova direção e sócios-membros focados no objetivo de ajudar a construir um futuro cada vez mais promissor para o Vale.

Até ao dia 31 de maio, os concorrentes (de idade igual ou superior a 15 anos) poderão submeter as suas propostas para avaliação do júri, que é constituído por oito membros: três representantes do Nuceartes, um membro da antiga Direção do Nuceartes, um elemento da Câmara Municipal de Caminha, um representante dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e duas pessoas ligadas ao mundo artístico do Vale do Âncora – Fátima Assis e Mário Rebelo Sousa.

O grande vencedor receberá um prémio monetário no valor de 100€ e será anunciado no dia 2 de junho, numa sessão pública na sede do Nuceartes, em Vila Praia de Âncora, com posterior divulgação nas plataformas de comunicação da associação. Posteriormente, esta nova identificação visual será utilizada em todos os materiais da associação, quer sejam administrativos ou de divulgação, bem como em projetos, iniciativas e plataformas multimédia.

“A originalidade e a criatividade são essenciais para a criação deste logótipo, que deverá refletir o lema, missão e objetivos do Nuceartes” explica Joana Cravo, Presidente da Direção do Nuceartes“A Arte, a Cultura, o Ambiente e o Património do Vale do Âncora são ricos e diversificados e deverão servir como fonte de inspiração para os nossos concorrentes, sejam artistas, designers ou pessoas que amam e respeitam o nosso Vale e que se querem juntar a nós nesta missão de proteção e promoção de tudo o que esta zona tem para oferecer.”

Reestruturação: Uma nova Direção para revitalizar o Nuceartes

“Foi com um enorme orgulho que assumi a Presidência da nova Direção do Nuceartes, já que é uma oportunidade de retribuir a esta terra um bocadinho do tanto que ela nos tem dado”, afirma Joana CravoPresidente da nova Direção do Nuceartes, que tomou posse no dia 19 de novembro de 2022, com Órgãos Sociais completamente renovados formados por uma nova geração focada em revitalizar o trabalho e valores da Associação.

“Trazer sangue e caras novas à Associação foi, desde logo, um objetivo. Acreditamos que só desta forma – aliando o conhecimento e experiência dos que vieram antes de nós à visão fresca e moderna dos jovens – poderemos dar continuidade ao excelente trabalho que foi desenvolvido pela anterior Direção e fazer com que o Nuceartes evolua e contribua cada vez mais para o futuro do Vale do Âncora, que se quer promissor”, acrescenta Joana Cravo.

É neste contexto que, desde o início do ano, o Nuceartes tem vindo a associar-se a inúmeras atividades e iniciativas promovidas por associações da região para a conscientização e participação da população, nomeadamente ações de limpeza das praias e a Maior Mesa de Páscoa em Vila Praia de Âncora, entre outras.

Atualmente, já é possível acompanhar todas as atividades do Nuceartes através das páginas nas redes sociais Instagram e Facebook, onde, brevemente, serão anunciadas novidades.

Novo logótipo Nuceartes

As condições de participação estão discriminadas no regulamento do concurso disponível aqui.

Sobre o Nuceartes

Fundado em 1987, o Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Âncora (Nuceartes) visa contribuir para a defesa, estudo e divulgação da Arte, Cultura, Ambiente e Património do Vale do Âncora, bem como para a sua conservação. A atual Direção tomou posse em mês de 2023 e tem como objetivo apoiar e promover a construção de um futuro cada vez mais promissor para o Vale do Âncora.

Visão: Ser uma associação renovadora da realidade do Vale do Âncora, através de atividades de divulgação e promoção da arte e cultura locais, de um compromisso com a defesa do património e manutenção da memória coletiva e da contribuição para a preservação e consciencialização ambiental das populações do Vale do Âncora.

Valores: Sustentabilidade, valorização do património, divulgação cultural e artística, responsabilidade social, independência, ética, transparência, renovação, integração com a comunidade, cooperação coletiva e parcerias com outras Associações.

Inscrição | Novos sócios

Vamos arregaçar as mangas e vestir a camisola pelo Nuceartes e pelo Vale do Âncora? Quem quiser ser sócio poderá inscrever-se aqui.

Para mais informações:

Nuceartes | nuceartescomunicacao@gmail.com