O PODER DA FOFOCA: O ESTUDO QUE AVALIOU COMO O NOSSO CÉREBRO AGE NESSA SITUAÇÃO.

0
50

A fofoca tem a capacidade de alterar o nosso comportamento frente à pessoa da qual fofocamos. Porém, um experimento demonstrou que a fofoca é mais poderosa. Ela pode agir de forma inconsciente, modificando a percepção de nosso sistema visual.

O EXPERIMENTO. Foi utilizado um fenômeno conhecido como rivalidade binocular. A rivalidade binocular ocorre quando imagens diferentes são apresentadas a cada olho. No experimento foi exibido um rosto a um olho e uma casa ao outro olho (ver figura). Isso faz com que a atenção a cada imagem oscile.

Para similar a fofoca foram expostas à voluntários fotos de rostos com uma frase. As frases podiam ser socialmente negativas, positivas ou neutras (ver exemplos na figura).

Após esse procedimento as pessoas foram colocadas em um dispositivo com um dos rostos exposto a um olho e a imagem da casa ao outro olho. O sistema visual dividiu o tempo de atenção no caso de rostos associados à informações neutras ou positivas. Porém, houve atenção visual maior no caso de um rosto associado à fofoca.

O experimento demonstra que nosso cérebro está adaptado a prestar mais atenção às pessoas que tenham sido alvo de fofocas negativas. Devido a esse mecanismo, possivelmente iremos observar mais tempo uma pessoa que tenha sido alvo de fofoca negativa. Assim, poderemos avaliar melhor, se realmente precisamos ou não nos proteger de tal pessoa.

VEJA O ESTUDO EM:
https://science.sciencemag.org/content/332/6036/1446

Fonte: @entendamaisciencia