“Ó VILA PRAIA DE ÂNCORA!” – Comunicado PS

Secretariado da Secção de Vila Praia de Âncora do Partido Socialista
0
1000

Carlos Castro, presidente da junta de Vila Praia de Âncora, tem nos últimos dias virado uma inspiração de TikTok, para gozo e chacota da nossa terra.

Como se não chegasse o facto de Carlos Castro se aproveitar das funções que exerce para se enaltecer e encher o seu próprio ego, voltamos a assistir ao de pior que a política tem: a falsidade, a falta de ética e o populismo tosco.

Carlos Castro tem fomentado a divisão entre a nossa população de Vila Praia de Âncora e a população do concelho de Caminha.

Carlos Castro assume-se como um líder de oposição, com ódio visceral para com a Câmara Municipal e, um ódio bacoco para com o Presidente Miguel Alves.

Carlos Castro não se apercebe que ser contra tudo e contra todos, só prejudica os Ancorenses, só prejudica a nossa terra.

Carlos Castro é do contra! Foi contra a colocação de flores na nossa Vila; foi contra a reunião que o Presidente da Câmara promoveu com os trabalhadores da Camipão que foram despedidos; é contra os turistas que escolhem Vila Praia para seu lazer; é contra a extensão de esplanadas; é contra… é contra… é contra.

Carlos Castro, em vez de exercer as suas funções de presidente de junta tem a vaidade de ir para territórios vizinhos enxovalhar: o Presidente da Câmara, os colegas Presidentes de Junta e as Instituições Públicas.

Carlos Castro não se apercebe que é o único presidente de junta que rejeita trabalhar em articulação com a Câmara Municipal.

Carlos Castro tem razão quando nos diz que o cemitério é fundamental para Vila Praia de Âncora, todos concordamos que criar infraestruturas para melhor servir a nossa população é necessário e fundamental. Mas, não podemos aceitar as tropelias e o fomento de tricas e guerrinhas.

Desde outubro de 2013, ano em que Carlos Castro chegou à Junta de Freguesia, a Câmara Municipal entregou, em dinheiro vivo, à junta, mais de 412 mil euros. Dinheiro esse que a junta tem vindo a gerir como bem entende e lhe apetece; e se não canalizou esse dinheiro para obras no cemitério foi por mera opção própria (e quem disser o contrário mente). Mais, só este ano a Câmara Municipal atribuiu à Junta 63 mil euros para gastar como bem entendesse.

Carlos Castro omite sempre o trabalho árduo que a Câmara Municipal tem desenvolvido na nossa Vila. Trabalho esse realizado pelos próprios serviços camarários e outros por empresas contratadas para o efeito.

Vejamos a obra já feita pela Câmara em Vila Praia de Âncora, nestes últimos 3 anos:

  • Obra da requalificação do Nó da Erva Verde, mais de 500 mil euros;
  • Obra no Lugar da Rocha (rua Jacob Afonso Martins Pinheiro e rua do Bulhente)
    mais de 125 mil euros;
  • Obra de requalificação da Zona da Sandia e Vista Alegre, mais de 1 milhão e 200 mil euros;
  • Obra de requalificação do coletor pluvial na Avenida 5 de Outubro, mais de 150 mil euros;
  • Obra da Nova Sede do Etnográfico, mais de 150 mil euros;
  • Mais o investimento no Cineteatro dos Bombeiros, mais o pagamento da dívida
    aos herdeiros da Barrosa, mais a fibra ótica, mais o gás natural, mais a bandeira azul de que outros já tinham desistido!

Ainda este ano irá arrancar a obra da nova escola básica e a sede da Academia de Música Fernandes Fão, uma obra que custará mais de 1 milhão e 952 mil euros.
Com esta Câmara conseguimos o prolongamento da nossa ecovia para sul, até Âncora, com a ligação do Passeio Francisco Sampaio, mais de 750 mil euros.
Com esta Câmara Municipal conseguimos que a travessia da linha de caminho de ferro, Travessa do Teatro, fosse possível estando já em execução, cerca de 500 mil euros.
Como se pode ver é injusta e infundada a acusação de Carlos Castro de que a Câmara Municipal não quer saber de Vila Praia de Âncora. Muito pelo contrário! Não há memória de um investimento tão forte na nossa terra como agora.
Vila Praia de Âncora precisa de um Presidente de Junta de todos e para todos! Vila Praia de Âncora precisa de um Presidente de Junta presente!
Vila Praia de Âncora não merece ser envolvida numa trica pessoal, por mero capricho de vaidade!
Todos por Vila Praia de Âncora, juntos pelo nosso concelho.

Vila Praia de Âncora, 27 de maio de 2020

O Secretariado da Secção de Vila Praia de Âncora
do Partido Socialista