Palesta “Não ao abandono! Sim à adoção!” decorreu na ETAP, Escola Profissional

0
102

No auditório da ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de Viana do Castelo, foi exibido um documentário sobre os gatos na cidade de Istambul e um webinar, ambas as atividades realizadas no dia 11 de dezembro de 2020.

Esta atividade decorreu no âmbito da Prova de Aptidão Profissional denominada “Amor de 4 Patas” da aluna finalista Alexandra Quintas do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital.

O documentário que foi exibido denomina-se “Kedi” e retrata centenas de gatos que circulam livremente por Istambul. Em Istambul, os gatos são espelhos para as pessoas, permitindo-lhes refletir sobre as suas vidas.

No webinar contamos com a presença da voluntária Tânia Quintas da Associação Gatos de Ninguém, que apresentou a associação, as dificuldades que esta está a enfrentar devido à pandemia COVID-19, a importância dos donativos e a legislação no que diz respeito aos animais.

Foi sem dúvida uma atividade pertinente que contribuiu para que todos os presentes ficassem a conhecer melhor esta associação e o seu trabalho, sobretudo sabemos que cerca de 41 mil animais abandonados foram retirados das ruas portuguesas em 2017 e cerca de 36 mil em 2018, já o número de adoções por ano ronda os 17 mil animais.

No auditório, sempre cumprindo as normas de distanciamento e o uso obrigatório de máscara, estiveram presentes as turmas de CEF de Fotografia, CEF de Operador de Informática, Técnico de Multimédia do 10º ano, Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 11º ano e Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º ano da ETAP – Escola Profissional.

Quem não garantir os deveres dos animas, está sujeito a uma multa entre os 50 e os 3.740 €. Entrou em vigor no dia 1 de maio de 2017 a Lei nº 8/2017, de 2 de março, que reconhece os animais como seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica, e exclui o facto de poderem ser tratados como “coisas”.

Tagsetap