Percurso pedestre “As aves e a natureza do Pinhal do Camarido”

5 de junho às 10:00 | Dia Mundial do Ambiente
0
105

O Centro PINUS assinala o Dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho, com o percurso pedestre “As aves e a natureza do Pinhal do Camarido” dirigido à sociedade em geral, incluindo famílias com crianças. Este evento tem o apoio do ICNF e do Município de Caminha.

Com início às 10h00 em Vila Praia de Âncora e hora prevista de chegada às 12h30 ao pinhal da Mata Nacional do Camarido, este passeio tem como objetivo dar a conhecer a fauna e a flora desta paisagem costeira, em particular as aves que habitam a floresta de pinho litoral.

Pretende-se, ainda, contribuir para um maior conhecimento da sociedade em geral sobre o pinhal-bravo, os serviços ambientais que providencia e os valores naturais em presença.

Este percurso pedestre será conduzido e terá a interpretação de Henrique Alves, biólogo desde 1997 no Parque Biológico de Gaia, com experiência e conhecimento nas áreas da ecologia e da conservação da natureza, em particular nas áreas da da biodiversidade, da flora costeira e da dinâmica costeira.

Iremos ter, ainda, em representação do ICNF, a participação do Eng.º Rui Baptista, para nos apresentar a Mata Nacional do Camarido e as intervenções de gestão florestal realizadas.

A participação é gratuita com inscrição obrigatória.
Increva-se aqui

Programa

09:40 Ponto de encontro (Vila Praia de Âncora)

10:00 Contexto da visita e saída para o campo

10:30 Descobrir a natureza da faixa costeira

11:30 Chegada ao Pinhal do Camarido – Apresentação de Rui Baptista (ICNF) sobre a Mata Nacional do Camarido e as ações de gestão florestal realizadas

12:30 Fim da visita com piquenique no Pinhal do Camarido (opcional)

Recomendações

– Levar roupa e calçado confortável para a caminhada

– Levar chapéu de sol e protetor solar (aplicar antes da saída e durante a mesma)

– Levar 1 litro de água, peça de fruta ou lanche para comer durante o passeio

– Trazer binóculos, material para registo fotográfico, lápis e bloco de notas (opcional)

– Trazer almoço para partilhar no piquenique do fim da visita (opcional)

– Guias de campo e binóculos (opcional)