Portinho de V.P.Âncora – Obra de reposicionamento do cais e ponte de acesso em concurso público

Grua móvel instalada no portinho de Vila Praia de Âncora para devolver segurança aos pescadores
0
602

Já está no porto de Vila Praia de Âncora uma grua móvel de 500 quilogramas, instalada na ponte-cais de betão. Esta é a solução imediata que a DOCAPESCA – Portos e Lotas, SA encontrou para os pescadores terem condições de segurança.

Segundo informação prestada ao Município por aquela entidade, na zona sul do porto (área da náutica de recreio) – o cais flutuante foi retirado para seco porque se estava a partir devido ao assoreamento e será reposicionado quando houver nova dragagem.

Da mesma forma, refere a DOCAPESCA, na zona norte do porto (área da pesca profissional) – o cais flutuante que foi instalado em 2019 fica muito exposto à água que galga o molhe, desloca-se e separa-se da ponte de acesso. Mesmo estando lá instalado, encontra-se afastado da ponte de acesso, sem permitir que se faça a descarga do pescado através dele.

Entretanto, a DOCAPESCA preparou um projeto de reposicionamento desse cais e ponte de acesso, com reforço das ligações para fixação, em concurso público (valor base de 150.000 euros). Prevê-se que a intervenção esteja concluída até maio 2024.

Assim, a solução imediata para que os pescadores pudessem dispor de condições de segurança foi a instalação da grua móvel na ponte-cais de betão, como referimos.

A Câmara Municipal, sempre em diálogo com a DOCAPESCA e com os pescadores, está a acompanhar os procedimentos.