“Portugal Subaquático” e “Margens com vida”

Para visitar em Caminha e Vila Praia de Âncora até ao final do mês
0
555

No âmbito do mês do Mar, dos Rios e da Pesca, o Município tem patente ao público as exposições “Portugal Subaquático” e “Margens com vida”, no Museu Municipal de Caminha e na Ludoteca-Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora, respetivamente, ao longo do mês de maio.

Exposição “Portugal Subaquático”

Para visitar no Museu Municipal de Caminha

Até ao final do mês de maio, o Museu Municipal de Caminha tem patente ao público a exposição de fotografia “Portugal Subaquático”, da autoria de Luís Quinta, produzida pelo CMIA de Viana do Castelo, no âmbito das comemorações da efeméride “2010: Ano Internacional da Biodiversidade” e das comemorações do “Dia Mundial do Mar”. Esta exposição mostra uma pequena parte da beleza subaquática, à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.

Como sabemos, o Reino Animal inclui grande variedade de organismos distribuídos por, aproximadamente, 35 Filos. São cerca de um milhão de espécies catalogadas, mas acredita-se que possa haver entre 3 a 30 milhões de espécies animais viventes. Assim, esta mostra apresenta alguns animais marinhos, nomeadamente Salemas (Sarpa salpa); Caranguejo-judeu (Grapsus adscensionis); Canário-do-mar (Anthias anthias); Manta (Manta birostris); Anémona-jóia (Corynactis viridis); Baleia-piloto (Globicephala melas), entre outos, fotografados em águas portuguesas, cuja vida está diretamente relacionada com o fundo do mar (quer vivam fixos ou livres) – bentónicos – ou que vivem no seio de massas de água e dependem das suas propriedades físico-químicas e alimento nelas existente – pelágicos. No mundo subaquático existe também um universo de organismos vegetais que, de uma forma direta ou indireta, permitem a existência desta diversidade animal marinha tão significativa.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00. A entrada é livre.

Exposição “Margens com vida”

Para ver na Ludoteca-Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora

A Ludoteca-Biblioteca Municipal de Vila Praia de Âncora tem patente ao público a exposição “Margens com vida” até ao final do mês.

Composta por 10 painéis, esta exposição explora a diversidade de vida das zonas costeiras enquanto áreas de transição entre o mar profundo e os sistemas terrestres adjacentes. Através desta mostra, ficamos a conhecer as singularidades das dunas, dos estuários, da praia rochosa e do mar profundo.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00. A entrada é livre.