POSTAL PARA QUEM VISITA VIANA DO CASTELO NO INTERFACE DE TRANSPORTES

MURAL DE GRANDE DIMENSÃO: 23 METROS DE COMPRIMENTO E 4,5 DE ALTURA
0
2411

Já começou a ser pintado, pelo artista Cipriano Oquiniame, um mural de 23 metros de comprimento por 4,5 metros de altura numa parede do Interface de Transportes da cidade, com o objetivo de se tornar “um postal de visita para quem visita Viana do Castelo”.

Cipriano Oquiniame nasceu em Cacheu, na Guiné-Bissau, há 42 anos. Reside e trabalha em Viana do Castelo há já 20 anos e, ao longo destas duas décadas, tem pintado as tradições do concelho e o contexto histórico, patrimonial e cultural da capital do Alto Minho.

Afirma que esta é uma obra que nasce com o intuito de se tornar um postal de visita da cidade, enriquecendo a parede do Interface de Transportes, espaço da Câmara Municipal de Viana do Castelo que recebe a visita milhares de pessoas todos os meses.

O artista assume que esta pintura “se apresenta como um resumo daquilo que a cidade e o concelho de melhor têm para oferecer”, incluindo múltiplas referências ao património histórico e cultural, desde o Templo-Monumento de Santa Luzia, a centenária Ponte Eiffel e a Praça da República, passando pela coleção de faiança do Museu de Artes Decorativas, entre muito mais.

Neste mural, que deverá estar concluído antes do início das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, encontram-se ainda referências aos pescadores e à Senhora da Agonia, ao Traje à Vianesa, brincos à rainha, ao ribombar dos bombos e até aos famosos Cabeçudos e Gigantones que enchem de cor e de alegria a maior romaria do país.