Prejuízos do temporal no concelho sobe para mais de 11,5 milhões de euros

Estarão ainda diversos danos por apurar os valores
0
63

O balanço dos prejuízos causados pela tempestade que se abateu sobre o concelho de Caminha, no primeiro dia do ano, ascende já a mais de 11,5 milhões de euros (valor sem IVA), entre danos em equipamentos e infraestruturas municipais e particulares e empresas.

A última estimativa, calculada há cerca de uma semana, apontava para um montante da ordem dos 8,5 milhões de euros. Os dados de então eram provisórios e o valor agora contabilizado também não tem ainda caráter definitivo.

O Presidente da Câmara, Rui Lages, informou hoje o Executivo sobre o balanço de prejuízos decorrentes do mau tempo, atualizando os valores já tornados públicos para os 11 510 112,23 euros, sendo que 1 946 041,23 euros dizem respeito a particulares e empresas. Conforme informou o Presidente, o novo balanço, que agrava as perdas em cerca de 3 milhões de euros, já foi comunicado à CIM.

Rui Lages explicou também que a Câmara aguarda a publicação em Diário da República da resolução aprovada em Conselho de Ministros, que aprova medidas de apoio em consequência dos danos causados pelo mau tempo e que, segundo o Governo, “visa a identificação das medidas de emergência destinadas a reparar os danos causados nas atividades económicas, habitações, equipamentos e infraestruturas e linhas de água, procurando assegurar as condições básicas para a reposição da normalidade da vida das populações e das empresas, sem prejuízo de a decisão dos apoios a conceder ter necessariamente como base a avaliação rigorosa e documentada dos danos, bem como o acionamento de contratos de seguro existentes”.

Nessa altura será possível equacionar e operacionalizar as respostas. No entanto, o apuramento de danos, como referimos, ainda não está fechado e a Câmara continua a disponibilizar para o efeito, no sítio oficial do Município na Internet, na área de “Avisos”, formulários onde particulares e empresas deverão descrever o seu caso, preenchendo o documento respetivo.

Entretanto, a Câmara Municipal, através dos seus serviços continua a trabalhar no terreno, em várias frentes, executando trabalhos de limpeza, restabelecimento de , e reposição de condições de circulação e de segurança.