PRIMEIRA ATIVIDADE DO PROJETO ‘COMTATO’

0
1587

O projeto ComTato, surgiu no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), e consiste em sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da deficiência e inclusão, tanto a nível pessoal como digital, bem como, dar a conhecer à comunidade escolar as tecnologias que existem para que estas pessoas possam ter acesso igualitário às plataformas de informação e comunicação.

Para que este seja possível e alcance os objetivos, realizarei um evento no próximo dia 19 de fevereiro de 2020, em Vila Nova de Cerveira que contará com palestras, workshops e por fim, um torneio de Goalball.

Ao longo do ano letivo, serão realizadas algumas visitas de estudo e sessões com convidados que falarão da sua experiência de vida e como conseguem aceder às tecnologias, bem como mostrar como gerem as suas redes sociais.

Na passada quinta-feira, dia 21 de novembro de 2019, as turmas de Comunicação e Serviço Digital e Design de Equipamento da ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira realizaram uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.

Esta visita consistiu em conhecer o funcionamento de toda a biblioteca, dando mais destaque à zona de leitura especial e tiveram oportunidade de conhecer diversos espaços e formas de trabalho.

Os alunos visitaram o estúdio de gravação, observaram os materiais utilizados para as gravações, como se grava e edita audiolivros e também, tiveram a oportunidade de ouvir um poema, que estava a ser editado para enviar no dia seguinte aos mais de 1100 leitores.

De seguida, visitaram a sala de impressão, viram livros e revistas escritas em braille e experimentaram a sua leitura. Observaram ainda como é feita a formatação do texto e quais os passos até à impressão dos livros e/ou revistas.