“PROGRAMA DIABETES EM MOVIMENTO CAMINHA” JÁ ARRANCOU

Iniciativa dirige-se a pessoa com diabetes tipo 2 e a participação é gratuita
0
77

Arrancou no passado dia 2 de outubro, o Diabetes em Movimento® Caminha, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. A participação é gratuita e as sessões decorrem três vezes por semana, no Pavilhão Municipal de Caminha.

As inscrições decorrem até ao final do ano.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicompetente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.

Este programa foi implementado em Caminha numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Município de Caminha, e o Centro de Saúde de Caminha. A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.

Como referimos, este programa é gratuito e dirige-se a portadores de diabetes tipo 2. Contudo, as pessoas só poderão inscrever-se mediante a referenciação dos médicos de família das unidades de saúde aderentes. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de 2019.

Em Caminha, as sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs no Pavilhão Municipal de Caminha e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

É de referir que a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.