Projeto “Ponte…nas ondas!” apresenta ‘Meninos Cantores 2, Cantamos Nós!’

Decorrerá na Escola Básica e Secundária Vale do Âncora, sendo uma amostra das boas práticas com o património imaterial
0
1399

A iniciativa será apresentada no último dia do calendário escolar, 17 de dezembro, na Escola Básica e Secundária Vale do Âncora, tendo como intervenientes Santiago Veloso, presidente do projeto “Ponte…nas ondas!, Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, Carlos Carrilho e Manuela Moura, professores da EBS Vale do Âncora, Dario Leal, músico etnográfico de Capa, Jaime Alvarez, padrinho musical no projeto e ainda Segundo Grandío, produtor musical do projeto.

16 anos depois de Meninos Cantores

Trata-se de uma nova proposta realizada a partir da primeira edição de Meninos Cantores editada em 2005. Foram 17 escolas, localizadas entre Vigo e Porto, quem recrearam temas do património musical galego-português.

Um tema comum composto por Uxía Senlle e Segundo Grandío foi gravado num videoclip na ponte entre Tui e Valença do Minho por mais de 500 jovens das duas beiras. O trabalho realizado fora apresentado como um exemplo do compromisso das escolas com o património imaterial galego-português que fora apresentado na UNESCO por Ponte…nas ondas! com o aval de Portugal e Espanha.

Este novo projeto tem uma maior dimensão pois abrange toda a fronteira entre Galiza e Portugal e apresenta-se como uma das boas práticas de Ponte…nas ondas! Servirá para apoiar a candidatura de Ponte…nas ondas! ao registo das melhores práticas com o PCI (Património Cultural Imaterial) apresentada já na UNESCO por Portugal e Espanha e prevista a inscrição para 2022.

São outra vez 17 escolas da Galiza e de Portugal que prepararam um novo repertório musical que transcende esse espaço pondo em diálogo permanente as duas beiras da fronteira. Um artista por cada localização apadrinha e participa no projeto. Os colaboradores nesta ocasião são: Pancho Alvarez (Tui), A Roda (As Neves), Luzia Pérez (O Rosal), Zaraida de Maskarpone (Verín), António Zambujo (Montalegre), Augusto Canário (Valença e Viana do Castelo), Sons do Minho (Monção) Daniel Pereira (Melgaço), Vozes da Rádio (Chaves), Quarteto Caramuxo (Salvaterra), Andrea Pousa (Tomiño), Jaime Alvarez (Caminha), Luís Caruncho (A Guarda), Castriño de Rebordechán (Crecente), Uxía (Salceda de Caselas) e Cândido Miranda (Vilanova da Cerveira).