Projetos Pedagógicos | Encontro Nacional de CFDR

Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha
0
1837

Entre os passados dias 17 e 19 de maio decorreu o I Encontro Nacional de Centros de Formação Desportiva de Remos (CFDR), em paralelo com o Campeonato Nacional Escolar de Atividades Náuticas.

Os municípios de Caminha e Viana do Castelo foram anfitriões, cabendo a Caminha, em particular, fazer este acolhimento em parceria com o CFDR de Caminha, do Agrupamento de Escolas, e do Sporting Club Caminhense.

Esta á a primeira vez que o Ministério da Educação, que tem sob a sua alçada o Desporto, concretiza a realização de um encontro desta natureza, afirmando as atividades náuticas e valorizando-as no plano do Desporto Escolar.

O encontro iniciou em conjunto, reunindo meio milhar de atletas de todo o país num grande arraial no Santoinho, contando com a presença do Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, prosseguindo nos dias seguintes com provas e demonstrações nas águas do Coura (entre pontes), em Caminha, e do Lima, em Viana do Castelo, numa organização da divisão de Desporto Escolar da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, contando com o apoio das Câmaras Municipais de Caminha e Viana do Castelo.

Como participantes neste primeiro encontro nacional, somaram-se mais de 60 alunos e professores de nove Centro de Formação Desportiva de Remo, nomeadamente CFD Remo de Avis, CFD Remo de À Beira Douro, CFD Remo Coimbra Oeste, CFD Remo Foz Côa, CFD Remo de Mira, CFD Remo de Montemor-o-Velho, CFD Remo de Setúbal, CFD Remo de Tábua e CFD Remo de Caminha.

Esta iniciativa cruzou-se ainda com as comemorações do Dia Europeu no Mar e da Marinha Portuguesa, em Vila Praia de Âncora, revelando a ligação umbilical das atividades náuticas ao mar, fazendo jus ao interesse maior do projeto “Nosso Mar” desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas a partir da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.

O I Encontro Nacional de Centros de Formação Desportiva mobilizou também alunos do agrupamento na qualidade de voluntários, trazendo uma dinâmica desportiva sem paralelo ao espaço territorial de influência pedagógica de todo o município de Caminha, expressando o crescimento do CFDR de Caminha, cuja afirmação se reconhece e valoriza.