PROVAS DE APTIDÃO PROFISSIONAL – Cursos de Hotelaria

0
243

Os já 30 anos de experiência formativa da ETAP – Escola Profissional testemunham que alunos devidamente motivados, e com objetivos definidos, conseguem dar sentido às aprendizagens, superar adversidades e fazer coisas extraordinárias.

Um exemplo prático foi o projeto levado a cabo, no passado dia 28 de março, pelas turmas finalistas dos Cursos de Hotelaria, criado no âmbito das suas Provas de Aptidão Profissional. Esse projeto foi o culminar dos três anos de formação, não só técnica, mas também sociocultural e científica.

Convém salientar, que mesmo antes desta prova, muitos destes jovens já demonstraram o seu valor em diversas competições, como a competição nacional: Jovem Talento da Gastronomia, onde, inclusivamente, conquistaram lugares de destaque.         

Este apontamento vem, de algum modo, justificar o tema escolhido para a atividade: ETAP STARS. No fundo, pretendeu-se dar palco ao brilho desta geração de criadores gastronómicos, de novos talentos de bar, e de futuros profissionais de hospitalidade. Tal objetivo foi amplamente conseguido, pois, de forma concertada, os jovens conseguiram surpreender todos os elementos do júri. Conseguiram-no pelas técnicas inovadoras utlizadas; pela junção e harmonização de sabores; pelo casamento perfeito entre o tradicional e o moderno e pelo enfoque na sustentabilidade.

O programa das Provas de Aptidão Profissional foi pensado ao pormenor, não só pelas razões óbvias, mas porque o mesmo se inseriu nas comemorações dos 30 anos da ETAP – Escola Profissional.

Assim, a atividade, que decorreu em Caminha, na sede da escola, teve início com um Welcome Coffee, servido ao júri das provas dos três cursos em questão, dando, desse modo, início às demonstrações práticas de cozinha, pastelaria, restaurante e bar, que aconteceram em momentos alternados, e ao longo de todo o dia.

Ainda, no período da manhã, os alunos de receção conduziram o júri e demais participantes, num roteiro turístico pela vila de Caminha para que pudessem apreciar e conhecer os seus pontos turísticos mais emblemáticos.

O longo dia de provas terminou com um Cocktail de Encerramento para todos os presentes, e um Jantar Fine Dining, para o júri das provas e alguns convidados, com o qual se procurou demonstrar o encanto do verdadeiro serviço de mesa, honrando assim uma arte secular. 

O Fine Dining preparado, confecionado e servido por toda a equipa de alunos finalistas, conquistou o júri e os convidados presentes, de referir:  Dr. Joaquim Bernardo e Dr.ª Cristina Jacinto do POCH; Dr.ª Alexandra Figueiredo da ANQEP; Dr.ª Natália Costa e Eng.ª Anabela Santos da DGESTE e Dr. Miguel Alves Presidente da Câmara de Caminha e respetiva Vereação. Segundo esses convidados tão especiais, o jantar foi um verdadeiro sucesso. Um sucesso pela atmosfera criada, pela ementa, pelo profissionalismo e saberes demonstrados, pelo atendimento e pelo requinte do serviço. Ingredientes que, nas suas palavras, lhes proporcionaram uma verdadeira experiência sensorial e os fizeram sentir-se únicos e especiais.