Quercus atribui galardão “Praia com Qualidade de Ouro”

Azenhas, Caminha e Forte do Cão distinguidas
0
875

As praias das Azenhas, em Vilar de Mouros; de Caminha (transição) e do Forte do Cão, em Âncora, foram distinguidas pela Quercus com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” e vão hastear a bandeira respetiva na próxima época balnear. É mais uma confirmação da excelência das nossas praias, que vem juntar-se às cinco Bandeiras Azuis, já atribuídas a todas as praias marítimas: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como à Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Conforme descrição da associação ambientalista, o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente “a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.

A Quercus destaca como critérios do galardão a qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021). Para as águas interiores, refere que todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 200ufc/100ml para os enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a escherichia coli. Além disso, na última época balnear (2022), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa de utilidade pública, fundada a 31 de outubro de 1985.