Recolha, Alojamento e Adoção – ETAP – Escola Profissional

Webinar
0
1314

Através da plataforma Microsoft Teams, decorreu no dia 10 de fevereiro de 2021, um Webinar, com a presença da Drª Rita Bezerra, Médica Veterinária do Canil Intermunicipal do Alto Minho sobre a Recolha, Alojamento e Adoção de animais.

Esta atividade foi promovida pela da aluna Alexandra Quintas, finalista do curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional denominada “Amor de 4 Patas”.

A Drª Rita Bezerra facultou-nos desta forma a oportunidade de, apesar dos condicionalismos atuais, à distância, ficarmos a conhecer o canil, ter a perceção da organização e funcionamento de um canil municipal, dos serviços disponibilizados, do papel do veterinário municipal e do papel desempenhado pelos serviços municipais.

Proporcionou-se ainda um momento de discussão durante o qual os alunos presentes participaram de forma ativa ao colocarem várias questões, nomeadamente acerca das dificuldades enfrentadas no âmbito da pandemia COVID-19 e do seu impacto na adoção responsável dos animais.

Nos últimos anos é evidente uma preocupação crescente com a proteção dos animais e o seu reconhecimento como seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica, existindo já inclusive legislação que visa o cumprimento desta premissa.

Foi, sem dúvida, uma atividade muito interessante e nenhum dos presentes ficou indiferente à realidade que nos foi apresentada, como por exemplo, o facto de cerca de 38 mil animais abandonados terem sido retirados das ruas portuguesas em 2018 e de terem sido adotados cerca de 17 mil animais por ano.

No Webinar estiveram presentes as turmas de Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 10º ano, Técnico de Multimédia do 10º ano, e Técnico de Comunicação e Serviço Digital do 12º ano da ETAP – Escola Profissional.