Remoção de fibrocimento, dia 20 de abril, na Escola Secundária Sidónio Pais

Decorrerá no âmbito da empreitada de requalificação, num investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros
0
1174

Na sequência da empreitada levada a cabo na Escola Sidónio Pais, vimos por esta forma informar que, no próximo dia 20 de abril, irão decorrer trabalhos de remoção de placas de fibrocimento, no denominado Pavilhão N.

Os trabalhos decorrerão durante todo o dia, por técnicos certificados, sendo a intervenção devidamente monitorizada, não envolvendo praticamente riscos. A intervenção foi coordenada entre a Câmara e o Agrupamento de Escolas e decorrerá no âmbito do plano previamente traçado e da empreitada de requalificação da Escola Secundária Sidónio Pais, um investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros.

O trabalho a executar consiste na remoção da cobertura em fibrocimento no Pavilhão N e, para tal, foi necessário aprovar junto da ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, um plano de remoção, conforme estipulado na respetiva legislação, sendo que este trabalho será também supervisionado pelo próprio ACT.

Os técnicos que vão executar a intervenção estão certificados para tal, sendo acompanhados por um laboratório também certificado, que irá efetuar a medição da qualidade do ar, antes, durante e depois da remoção, e inclusivamente dos próprios trabalhos que estarão a ser executados.

Em condições normais, os riscos são mínimos ou praticamente inexistentes, face aos requisitos extremamente rígidos impostos pela legislação e pelo próprio ACT, cuja autorização é obrigatória. Os elementos removidos serão imediatamente envolvidos em material isolante e levados para aterro autorizado a receber resíduos deste tipo.

Trata-se de um trabalho completamente escrutinado e supervisionado, ressalvando-se que, segundo informações técnicas mais específicas, só a exposição prolongada poderá acarretar algum tipo de risco para as pessoas, o que efetivamente não é o caso, nem pela quantidade nem pelo período de intervenção.

Nesse período de intervenção a Escola encontrar-se-á encerrada à comunidade educativa, por questões de mera prevenção.

De realçar que, a cantina que tem laborado no âmbito do apoio da Câmara Municipal a alunos carenciados, às Corporações de Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora e de apoio social, deixará de confecionar, no dia 20 de abril, as referidas refeições, sendo as mesmas asseguradas pela cantina da Escola Básica e Secundária de Vila Praia de Âncora.

Mais notícias