Robalo do Mar da Ínsua e outros petiscos de volta em Fim de Semana Gastronómico
Os “Fins de Semana Gastronómicos” estão de volta ao concelho de Caminha nos dias 18, 19 e 20 de março. À mesa o peixe fresco de exceção, representado pelo Robalo do Mar da Ínsua, que será servido nos restaurantes aderentes à iniciativa, que terão também no menu, à sobremesa, o Leite Creme Queimado, e como petisco as Pataniscas de Bacalhau. Mas a ideia é ficar para além do almoço ou do jantar, porque vai mesmo valer a pena.
A Câmara de Caminha associa-se, nesta iniciativa, ao Turismo do Porto e Norte e aos empresários da restauração e empreendimentos turísticos em geral (hotéis, turismo rural, turismo de habitação e parques de campismo), pois a ideia é oferecer aos turistas um “pacote” alargado, com alojamento a preços especiais e alguns “mimos” que oportunamente serão divulgados.
Os empresários responsáveis pelos restaurantes e empreendimentos turísticos que estejam interessados em aderir ao Fim de Semana Gastronómico, têm que fazer a sua inscrição até às 13h00 do dia 14 de fevereiro, segunda-feira próxima, a data limite de inscrição, para o e-mail: turismo@cm-caminha.pt, indicando o nome do estabelecimento, morada, contacto telefónico ou telemóvel.
Ao robalo fresco dos mares da Ínsua, pescado à linha, os nossos cozinheiros juntam apenas o tempero necessário, pois as águas do mar fazem o resto. Acompanha com a batata murro e os frescos e deliciosos legumes salteados, oriundos das mãos calejadas do nosso agricultor, ou se preferirem a fusão cria-se à medida da escolha do cliente.
No Leite Creme Queimado, o segredo está na frescura de todos os produtos do campo, desde os ovos, passando pela farinha e pelo leite, que permitem a realização deste verdadeiro manjar, tão tradicional das nossas terras.
Mas haverá também animação. A destacar a realização do Feirão de Tradições – Os Sabores do Campo e da Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha.
Os espaços museológicos terão entrada gratuita, designadamente o Núcleo Museológico da Memória, Artes e Ofícios de Riba de Ancora e os Moinhos D’Apardal (Largo do Espírito Santo, Riba de Âncora – Caminha / visita gratuita com marcação prévia em jfribadeancora@gmail.com ou 96 415 49 20);
Centro de Interpretação da Serra D’Arga – CISA, que promove atividades de educação ambiental, valorização e promoção do património cultural da Serra d’Arga (Arga de Baixo | Caminha – aberto de terça-feira a sábado 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 258 721 708 | 914 476 461 ou cisa@cm-caminha.pt);
Centro de Interpretação Museológica do Vale do Âncora (Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, visita gratuita, com marcação prévia em cscvpa.cultural@mail.telepac.pt ou 936 351 458);
Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, na Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha, (aberto de terça a domingo 10h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00, com visita gratuita por marcação prévia em museu@cm-caminha.pt ou 258 023 178).