Romaria de São João d’Arga é finalista às “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Final decorrerá a 5 de setembro em Bragança
0
96

A Romaria de São João d’Arga ultrapassou mais uma etapa decisiva e tornou-se finalista no concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, da RTP, A candidatura, apresentada pelo Município de Caminha, ultrapassou seis fases, em que a avaliação foi realizada em parte por um painel de especialistas e posteriormente pelo público, através do voto por telefone. Ontem, em Loulé, depois de alguma expetativa, a Romaria de São João d’Arga regressou à tabela os sete mais votados e apurou-se para a final, que decorrerá a 5 de setembro em Bragança.

No final do dia, o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, agradecia, ao jeito da festa popular, cantando, a todos os que se envolveram nesta candidatura: “a nossa Romaria de São João d’Arga é finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Obrigado por todo o apoio, por toda a mobilização. Obrigado ao concelho, ao Alto Minho, a Portugal. Continuem a apoiar a nossa festa, falta pouco para o objetivo final. Siga a rusga!”

A candidatura da Romaria de São João d’Arga às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, apresentada pelo Município no final de 2019, foi desde logo selecionada pelo Painel de Especialistas, órgão composto por 7 elementos representativos dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, cujos nomes são indicados pelas entidades que integram o Conselho Científico do concurso.

Já no primeiro trimestre deste ano, aconteceu a 2.ª fase, com a seleção de 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma, mais uma vez a cargo do Painel de Especialistas, e uma vez mais com sucesso para a candidatura do concelho.

A 3.ª fase, de seleção de 7 candidatos por Distrito ou Região Autónoma, o Painel de Especialistas voltou a pronunciar-se a favor da candidatura da nossa Romaria, reduzindo os candidatos a 7 finalistas regionais, posteriormente apresentados para votação pelo público.

Seguiu-se a 4ª fase: Eliminatórias Regionais, já através do voto por telefone, que correu menos bem, mas, mesmo assim, a Romaria de São João d’Arga posicionou-se de forma a poder recuperar na fase seguinte, de Repescagem. A mobilização através do voto assegurou a presença da Romaria nas meias-finais, e a candidatura, aliás, ocupou a primeira posição durante todo o dia, terminando o programa da RTP com total êxito.

A 6ª Fase: Meias-Finais, aconteceu ontem em Salir, Loulé. Resultado: a Romaria de São João d’Arga irá competir na final, podendo ser classificada como uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular” já no dia 5 de setembro, durante um programa especial a transmitir em direto pela RTP 1, a partir de Bragança.

Esta 7ª Fase: a Finalíssima às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, constará da “Gala Finalíssima”, transmitida pela RTP 1 e RTP Internacional, em horário nobre. A votação caberá ao público, através de chamada telefónica.

Para a RTP, neste concurso, elege-se “o património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública. O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país”.

Trata-se de uma inquestionável oportunidade para valorizar e promover não apenas o património em causa, neste caso a Romaria de São João d’Arga, mas todo o concelho.