S. João D’arga: Onde o culto se faz cultura

7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR
0
235

Gratidão

Um dos modos de cultura do romeiro de S. João d’Arga é a GRATIDÃO. O culto prestado ao Santo traduz-se muitas vezes no reconhecimento da sua intercessão em algum momento mais penoso da existência e por vezes vemos tantos sinais de pessoas agradecidas e que manifestam a sua gratidão através de sinais. É comum ver peças em cera representando pessoas, símbolos de órgãos do corpo humano, animais… mas também de velas, medindo a altura da pessoa miraculada ou círios com o peso do enfermo que alcançou um milagre de S. João! 

Em S. João d’Arga é possível ver mortalhas, as roupas que os defuntos usam no caixão! Gente de fé que, num momento de derrota total e de abismo, se confia à proteção do “maior entre os nascidos de mulher” (assim o definiu Jesus Cristo) e encontra a vida, quando todos os prognósticos medicinais lhe apontavam a morte! Por isso, como forma de gratidão, entregam a roupa que estava destinada a ser usada no féretro quando descessem o corpo ao túmulo: um sinal de gratidão e a prova da presença do Milagroso S. João na vida do ser humano.

Estes são apenas alguns dos sinais de gratidão… há muitos mais! Imensos!

Este “culto do povo” dá origem à “cultura popular” da GRATIDÃO! Quem recebe o favor de alguém, agradece logo que tenha oportunidade. Fica inscrito na genética das pessoas que agradecer faz parte da vida, pois a humildade de pedir quando faz falta também é inerente à existência humana e à convivência em sociedade!

A Romaria de S. João d’Arga é uma das jóias da cultura popular que é necessário preservar. O concurso das “7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR” poderá ser um dos meios de preservar aquilo que é tão genuíno. Caso possa, divulgue entre os seus contactos que a votação reinicia em 01 de setembro, da parte da manhã (será divulgado na RTP e nas redes sociais) e termina em 05 de setembro à indicação dos apresentadores da cerimónia da final. Durante este tempo vote 760 207 761. Dos 14 patrimónios finalistas ficarão apenas 7 com estatuto de “maravilha da cultura popular”. S. João d’Arga bem merece esse estatuto!

Contamos com todos, porque a festa é de todos! 

Votem 760 207 761